Veículos de Comunicação

Oportunidade

Lula recebe campeões brasileiros de educação profissional do Senai

Os campeões deixaram para trás alunos de países como Estados Unidos, Japão e Suíça, considerados potências mundiais

Os melhores alunos de educação profissional do país, campeões do torneio mundial da área, o WorldSkills, realizado em setembro no Canadá, serão recebidos nesta sexta-feira (23/10), às 12h30, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em audiência no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

A delegação brasileira representada por 22 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e dois do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), mostraram suas habilidades em provas de eletrônica, mecânica de refrigeração, tecnologia da informação e desenho mecânico em CAD, ocupações nas quais os alunos do SENAI conquistaram a medalha de ouro.

Os campeões deixaram para trás alunos de países como Estados Unidos, Japão e Suíça, considerados potências mundiais. “Isso demonstra que esses profissionais têm competência e possibilidade de trabalhar em qualquer país. É um registro da qualidade profissional”, afirma o diretor-geral do SENAI, José Manuel de Aguiar Martins.

O título mais sofrido da competição foi o do cearense Mackson Santos, que ganhou a medalha de ouro na ocupação Mecânica de Refrigeração. Com 549 pontos, contra 532 pontos do segundo colocado, ele venceu 21 competidores de diversas partes do mundo em uma das provas mais concorridas do torneio. Uma de suas tarefas foi usar um sistema de refrigeração para montar duas câmaras frigoríficas. Uma deveria atingir dois graus, e a outra, 21 graus negativos.

“Minha história de vida prova para muita gente que nada é impossível para ninguém. Eu tinha um sonho a realizar que era ser um bom profissional e hoje sou o melhor do mundo”, emociona-se Mackson, filho de família humilde que viu no curso profissionalizante uma oportunidade.

Além dos quatro ouros, o Brasil obteve quatro medalhas de prata, duas de bronze e cinco diplomas de excelência nas 20 ocupações disputadas, conquistando o terceiro lugar geral da competição, atrás apenas da Coréia do Sul e da Irlanda, entre estudantes de 50 países.
O desempenho do Brasil mostra que os cursos da instituição atendem a rigorosos padrões de qualidade internacional, avalia o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, que também é presidente do Conselho Nacional do SENAI.
Na tarde desta quinta-feira (22/10), os alunos, acompanhados por Monteiro Neto e pelo diretor-geral do SENAI, serão homenageados na sede da CNI onde receberão certificados pela participação no WorldSkills.

Quadro de Medalhas do Brasil no WorldSkills 2009

Ouro
Tiago Alves Nogueira de Souza (SENAI-AL) – Tecnologia da Informação
Fernando José Mangili Luiz (SENAI-SP) – Design Assistido por Computador
Mateus Benedetti Freitas (SENAI-SP) – Eletrônica Industrial
Mackson Elias dos Santos (SENAI-RN) – Mecânica de Refrigeração

Prata
Alexandre Concari (SENAI-RS) – Joalheria
Geverson Abreu Schimitt (SENAI-RS) – Revestimento Cerâmico
Dariel de Lira Gomes e Marcio Vitor da Silva (SENAI-SP) – Mecatrônica
Danilo Rafael de O. Silva (SENAI-SP) – Fresagem a Comando Numérico Computadorizado

Bronze
André Luiz Martins Ramos (SENAI-SC) – Web Design
Rafael Soares Borges (SENAI-GO) – Soldagem

Diplomas de Excelência
Eduardo Bodini Santiago Junior (SENAI-SP) – Instalação e Manutenção de Redes IT/PC
Arthur Colasso Camargo (SENAI-SP) – Polimecânica
Helena Neves Quintas Simões (SENAI-DF) – Design Gráfico
André Didoné (SENAI-RS) – Instalação Elétrica e Predial
Weliton Batisti (SENAI-SC) – Tornearia a Comando Numérico Computadorizado.