Veículos de Comunicação

Esportes

Mano explica opção por Ralf e deixa formação em aberto

Mano não relacionou a dúvida na formação da equipe aos jogadores, mas pela dedução do treino poderia escalar Fernandinho desde o início

Depois de comandar o único treinamento antes do amistoso contra a Alemanha, marcado para as 15h45 (de Brasília) de quarta-feira, o técnico Mano Menezes explicou a sua opção por Ralf como titular no meio-de-campo da Seleção Brasileira e deixou em aberto a formação para o duelo.

"Ele se adequou ao tipo de formação tática que vamos enfrentar. A Alemanha joga com dois volantes que saem bem para o jogo, uma linha de três à frente com um meia bem centralizado. E um jogador como o Ralf dá uma segurança e uma cobertura melhor para os lados", afirmou.

Na segunda parte do treinamento desta terça-feira, Mano colocou Fernandinho no lugar de Ganso e deixou a formação tática diferente. Em vez do quadrado ofensivo que marcou a participação do Brasil na Copa América, o treinador centralizou Ralf na marcação, Ramires e Fernandinho fizeram o papel de apoiadores pela esquerda e direita, respectivamente, e Robinho jogou um pouco mais recuado.

"O treino serviu para fazer ajustes, trabalhar uma variação tática que podemos fazer amanhã. Podemos entender que esse seja o caminho para você fazer a parte inicial do jogo, ou uma segunda parte", explicou.

Mano não relacionou a dúvida na formação da equipe aos jogadores, mas pela dedução do treino poderia escalar Fernandinho desde o início. Porém, vale lembrar que durante a atividade o time titular foi formado por dez jogadores, já que Alexandre Pato treinou à parte finalizações.

Na atividade, Mano deu ênfase à marcação do sistema defensivo, indicando que se preocupa com o ataque alemão. Os oito jogadores de linha do time reserva atacaram o time brasileiro durante toda a atividade e Mano corrigiu o posicionamento a cada erro verificado.

Assim, a tendência é que o Brasil seja escalado com: Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Ralf, Ramires e Paulo Henrique Ganso (Fernandinho); Robinho, Alexandre Pato e Neymar.