Veículos de Comunicação

Oportunidade

Ministério da Agricultura promove ações para combater abates clandestinos no Brasil

Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa) tem a finalidade de oferecer produtos mais seguros

Combater o abate clandestino é hoje dos grandes objetivos do ministério -
Combater o abate clandestino é hoje dos grandes objetivos do ministério -

O Ministério da Agricultura está promovendo ações para garantir a adesão dos estados ao Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa). O programa tem como finalidade, oferecer produtos mais seguros e combater o abate clandestino no Brasil.

A fiscal da Receita Federal e gestora do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) de Mato Grosso do Sul, Inês Costa de Almeida, afirmou que o trabalho está sendo realizado de forma mais incisiva.

“Estamos trabalhando com a orientação prévia, fazendo essa orientação in loco; fazer um levantamento das reais necessidades e orientar no que foi preciso”, disse.

Segundo Inês Costa, combater o abate clandestino é hoje dos grandes objetivos do ministério, além disso, a irregularidade tem grande impacto na saúde pública.

“É um risco muito grande para população. Fora isso, há a questão de regularizar as agroindústrias que estão à margem da legislação, sem controle nenhum de qualidade, oferecendo pseudo-inspeção nesses produtos que são ofertados à população”, afirmou.

Mas, de nada adianta esta iniciativa do governo em investir em carne de qualidade se os consumidores continuarem a comprar produtos que não tenham o selo da inspeção.