Veículos de Comunicação

Maracaju

Moradores manifestam pelo embelezamento de Paranaíba

Ato foi realizado pela Associação de Senhoras Voluntárias e reuniu 100 manifestantes em praça

Moradores e estudantes percorrem as principais vias da cidade -
Moradores e estudantes percorrem as principais vias da cidade -

Uma manifestação pública chamou a atenção da população de Paranaíba na manhã da última quarta-feira. Cerca de 100 pessoas se reuniram na Praça da República para um protesto pacífico sobre a limpeza da cidade. A passeata teve início às 8h da manhã e teve duração de uma hora e meia, contornando três quadras da cidade. “Resolvemos tomar essa decisão após nosso grupo ter viajado para várias cidades e presenciar o quanto tinha lugares limpos e bem cuidados. A cidade de Santa Fé do Sul (SP) foi um dos exemplos e pensamos: por que não fazer o mesmo com a nossa cidade?”, questiona Maria Elisa Amaral Castro, membro da Associação das Senhoras Voluntárias em Ação, responsável pela manifestação. 

Segundo a voluntária, a associação conta 35 senhoras, com idades entre 40 e 70 anos. As reuniões acontecem todas as quintas-feiras na Câmara Municipal da cidade desde setembro, local gentilmente cedido para elas. Maria Elisa conta que a manifestação chamou a atenção de todos que passavam pelas ruas. “A ideia de montar a associação surgiu após perceber que em Paranaíba existem muitos terrenos baldios. Os proprietários não executam a limpeza com frequencia e além da vegetação crescer e trazer riscos, a própria população joga entulho e lixo nesses locais. Isso foi uma das nossas principais observações”, explica. 
 
Agora a intenção é visitar as escolas da cidade e conscientizar crianças e jovens a não jogar lixo no chão. “É muito comum, não só crianças, mas também os adultos jogarem papel de bala, copos descartáveis e outros materiais pelas ruas. Vamos pedir a colaboração das escolas para trabalhar com esses jovens e de que precisamos manter nossa limpa e organizada”. Maria Elisa também levanta outra questão com relação aos muros de propriedade particular do município, que são frequentemente utilizados para divulgação de estabelecimentos comerciais, marcas ou patentes.
 
“Queremos pedir para os proprietários que incluam frases de conscientização, e não somente com relação à limpeza da cidade, como também a prevenção e combate do uso de drogas ou outros fins educativos”.  A associação não conta com a participação de nenhum órgão público ou privado e em breve, pretende se estabelecer com uma Organização Não Governamental. 


Bares e restaurantes
Outro ponto levantado pela Associação é com relação aos bares, restaurantes e conveniências da cidade. A voluntária aponta que estes estabelecimentos comerciais são os principais responsáveis pela sujeira deixada pelas ruas. “Nossa sugestão é de que eles deixem uma lixeira na saída de seus estabelecimentos e que eles combinem com seus funcionários, para que todas as noites quando fecharem seus comércios, eles limpem as calçadas e as ruas que seus clientes sujaram”.