Veículos de Comunicação

Oportunidade

MS fica fora entre estados que mudarão RG por cartão digital

A substituição da carteira de identidade será feita ao longo de nove anos

-
-

Mato Grosso do Sul ficou fora da primeira lista de Estados participantes do projeto-piloto do sistema que substituirá as cédulas do RG pelo cartão de certificação digital. De acordo com o Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil, coordenado pelo Ministério da Justiça, o novo documento será implantado primeiro em Alagoas, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal.

O cartão magnético, com impressão digital e chip eletrônico, terá um número único de registro de identidade civil. Futuramente, o sistema poderá agregar a função de outros documentos, como, por exemplo, o título de eleitor, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e cartão do Programa de Integração Social (PIS). A ideia é por um fim à necessidade de o brasileiro portar vários documentos.

No documento, vão constar nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, o órgão emissor, local e data de expedição e de validade. O antigo número de RG, título de eleitor e CPF serão optativos.

A previsão é e mitir dois milhões de cartões no lançamento do sistema. A substituição da carteira de identidade será feita ao longo de nove anos.