Veículos de Comunicação

Oportunidade

Municípios do Sudeste sofrem com o impacto da chuva

Alagamentos, enchentes e riscos de desabamentos são alguns dos problemas causados

Municípios do Rio de Janeiro sofrem com o impacto das chuvas que ocorrem no Estado desde esta segunda-feira, 5 de abril. Outros Municípios de São Paulo também sentem os efeitos das tempestades caudas por uma frente fria. Alagamentos, enchentes e riscos de desabamentos são alguns dos problemas causados, mas o quadro mais grave é do Estado do Rio de Janeiro.


Segundo a Defesa Civil Estadual, 32 pessoas morreram vítimas de deslizamentos e desabamentos até a amanhã desta terça-feira, 6 de abril. Na região metropolitana, por exemplo, vários bairros estão sem energia elétrica, estradas estão interditadas e pessoas têm dificuldades para chegar ao trabalho. Para facilitar o trabalho das equipes de resgate, a prefeitura da capital fluminense pede que a população não saia de casa e diminua o tráfego nas ruas.


De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), os contratempos são causados por uma frente fria que passa pela região Sudeste e deve deixar o tempo nublado e provocar pancadas de chuvas a qualquer hora durante todo o dia.


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem acompanhado os relatórios de Municípios em Situação de Emergência e Estado de Calamidade em função dos fenômenos naturais ocorridos nos últimos meses. E em pesquisa na página do Instituto de Nacional de Meteorologia (Inmet) as informações são de chuvas moderadas e fortes, devido à mesma frente fria, também em Municípios do Espírito Santo, Minas Gerias e Goiás.