O governador André Puccinelli e a secretária de Trabalho e Assistência Social, Tania Mara Garib, garantiram ontem (19) o início do processo para construção de mais dois Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em Guia Lopes da Laguna e Jardim, no sudoeste do estado. Nos dois municípios foram assinadas as autorizações para licitar as obras que garantirão instalação em sedes próprias para os CRAS. Ao todo, mais de dez Centros serão lançados e executados neste ano, aumentando a cobertura do atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade.
“Nessa administração já foram feitos 18 CRAS, e temos a perspectiva para mais 15. Há muitos que estão em prédios alugados, e o sonho que temos é ter prédios preparados para atender a população”, explica a secretária.
O CRAS que será construído em Jardim vai ser o segundo do município. Para atender aos objetivos da assistência social, o ideal é ter em cada território um centro para atendimento de até 1.000 famílias. Conforme Tania Garib, os municípios que tiverem mais necessidade serão priorizados.
Casa da Família
A implantação dos CRAS é importante porque esses locais são como a casa da família, a casa da assistência social, na definição da secretária Tania. “É lá que as famílias vão buscar encaminhamento para as ações sociais, as políticas públicas para os filhos; é onde encontram a assistência social para as crianças”. Por conta desse objetivo, a instalação do CRAS deve priorizar territórios socialmente mais vulneráveis.
Além do investimento na unidade física, o trabalho executado pela Setas conta com o comprometimento das prefeituras, para garantir a qualidade das equipes de trabalho, que incluem assistentes sociais, psicólogos, e pedagogos.
Nos novos Centros, deverão ser executados os serviços de Proteção Social Básica. O CRAS abriga reuniões socioeducativas, cursos para geração de renda, encaminhamentos, atendimentos individuais e em grupos.
O local vai atender as famílias beneficiárias de programas Sociais como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada, Pró-Jovem, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Vale Renda e Vale Universidade. Também serão desenvolvidas atividades dos grupos de convivência do idoso e serão realizadas reuniões com famílias em situação de vulnerabilidade com perfil para receberem benefícios sociais que ainda não estão cadastradas em nenhum programa.
Vale Renda
Durante toda esta semana, as 534 famílias beneficiárias do Vale Renda em Jardim participaram da reunião socioeducativa mensal. Para melhor aproveitamento do encontro, foram formados grupos para reuniões entre a segunda-feira (15) e ontem.
Na tarde quente de sexta-feira, o último grupo foi organizado à sombra das árvores no pátio da Escola Estadual Coronel Pedro José Rufino. O governador e a secretária Tânia Garib estiveram na unidade escolar para inaugurar a reforma executada pelo Estado, e depois se encontraram com as famílias, em uma reunião não programada. No rápido bate-papo, Puccinelli informou sobre a intenção de conceder reajuste do benefício para 2011, a exemplo da decisão que elevou o auxílio para R$ 130 neste ano.
Segundo ele, o projeto será enviado antes do fim do ano para a Assembléia Legislativa, garantindo para o ano que vem aumento em valor nominal maior que o concedido para 2010.