Com foco na prevenção e orientação às mulheres sobre cuidados com a saúde feminina, cinco Unidades Básicas de Saúde de Paranaíba estenderam o horário de atendimento no último sábado. A ação foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.
Maracaju
No Dia da Mulher, saúde promove ação e atende mais de 130
Katiuce lembra que cada uma das unidades possuem horários e dias específicos para o atendimento as mulheres
No atendimento especial àsparanibenses, as consultas foram direcionadas à prevenção das duas doenças de maior incidência entre as mulheres em todo o mundo, câncer de colo do útero e de mama.
De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Katiuce, além de orientações, as unidades possibilitaram o colhimento de preventivo e pedidos de mamografia. “Aproveitamos a data para oferecer um atendimento especial a essas mulheres e, inclusive, realizar exames em todas as unidades abertas”, ressaltou.
O atendimento foi realizado das 7h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde do bairro Industrial de Lourdes, Santo Antônio, Daniel, Santana e na unidade Saúde de Saúde da Mulher.
Para a coordenadora o saldo da campanha foi positivo com o registro de mais de 130 mulheres atendidas apenas em um dia. “Foram colhidos preventivos e feitos pedidos de mamografia, que podem ser feitas na Santa Casa da Misericórdia”, orientou.
Fora de atendimentos especiais, como no Dia Internacional da Mulher, todas as Unidades Básicas de Saúde do município realizam o preventivo. Katiuce lembra que cada uma das unidades possuem horários e dias específicos para o atendimento as mulheres. Na unidade do Programa Saúde da Mulher, localizada na avenida Três Lagoas, o atendimento para o colhimento de preventivo é feito quase todos os dias da semana (com exceção de quarta-feira), das 7h às 10h. “É importante que a população se informe nas unidades mais próximas de sua residência os dias e horários específicos de cada unidade”, alertou.
Dados
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama, seguido pelo câncer de colo de útero, é um dos grandes responsáveis por mortes entre as mulheres. Somente em 2014, a previsão é que pelo menos do que 57 mil novos casos de câncer de mama sejam detectados.