Veículos de Comunicação

Esportes

Noroeste é Campeão do Campeonato de Veteranos

Equipe com melhor campanha venceu de virada o Recanto do Galo

O time do Noroeste campeão do Campeonato de Veteranos 45 anos -
O time do Noroeste campeão do Campeonato de Veteranos 45 anos -

A equipe do Recanto do Galo até deu a impressão de que poderia contrariar a lógica e vencer o time de melhor campanha no Campeonato de Veteranos 45 anos, mas não deu.

Na decisão disputada na noite desta sexta-feira (15) no estádio “Madrugadão”, o Noroeste fez 4 a 2 de virada e faturou o título. Destaque para Delei, artilheiro da competição com 15 gols, dois na final.

Um público de aproximadamente 200 pessoas assistiu a final, que foi bem disputada e marcada por algumas discussões e cartões amarelos distribuídos pela dupla de arbitragem Ademir Silva Santos e Ademilson Pereira, o “Flor”.

Nos primeiros cinco minutos de jogo o Recanto do Galo começou pressionando, já que precisava vencer. O regulamento permitia ao Noroeste ser campeão com o empate, por ter feito melhor campanha na primeira fase.

Depois de 10 minutos as coisas começaram a se equilibrar no gramado. A primeira chance real aconteceu aos 18. Delei ganhou na velocidade no meio de campo, ao se aproximar da área decidiu bater. Mas o chute acabou saindo à esquerda do goleiro Gean.

Quando o Noroeste começava a dar as rédeas da partida, o Galo abriu o placar. Aos 25 minutos, depois de uma cobrança de falta da esquerda, Zeca errou o chute e a bola sobrou para o meia Adilson que chutou forte no alto, sem chances para o goleiro Mota. Mas nem deu tempo de comemorar.

Aos 27, o zagueiro Vardão do Galo, se atrapalhou e fez pênalti em Delei. O artilheiro não bobeou e colocou no canto direito para empatar a partida. Era o 14º dele no torneio. Delei ainda perdeu a chance de ampliar no finalzinho ao chutar forte de fora da área, rente à trave direita.

SEGUNDO TEMPO

A segunda etapa começou em um ritmo acelerado, com as duas equipes tentando o segundo gol. O Recanto do Galo quase fez aos 13 minutos em uma confusão na área e iniciou uma pressão, já que o empate não lhe servia. No entanto, quem assustou mesmo foi Riquinha aos 17 minutos.

O camisa 10 do Noroeste bateu uma falta perto da área que passou raspando o travessão. Mas como no primeiro tempo, quem marcou foi o Galo. A equipe alvinegra voltou a ficar na frente do placar aos 23 minutos. Muniz Cruzou da direita e o centroavante Monte bateu de primeira no segundo pau e fez 2 a 1.

Só que a história voltou a se repetir. Quando o Galo estava a frente e melhor na partida, aos 27, Delei fez o 15º gol dele no campeonato e o segundo no jogo. O “matador” pegou um rebote de fora da área e bateu forte de esquerda. A bola desviou na zaga e enganou o goleiro Gean: 2 a 2.

Na comemoração, ele tirou a camiseta e levou amarelo. Faltando seis minutos para o final (nos veteranos cada tempo é de 35 minutos) o Recanto do Galo se mandou para cima, pois o 2 a 2 dava a taça para o rival. Mas acabou abrindo demais a defesa.

A virada veio a dois minutos do fim. O zagueiro Jair desarmou no meio de campo e arrancou em um contra ataque fulminante. Ele entrou na área e, como se fosse um atacante, bateu rasteiro no canto direito: 3 a 2 para o Noroeste.

A fatura já estava liquidada, até porque o Galo precisava de dois gols em menos de cinco minutos. Mesmo assim nos acréscimos, Jorge do Gás foi lançado direita e chutou, a zaga empurrou para o gol, mas a arbitragem anotou o gol para o atacante: 4 a 2 Noroeste e foi só esperar o apito final e iniciar a comemoração.

“SORTE”

O atacante Delei, artilheiro da partida e do campeonato, enalteceu o adversário, mas não deixou de frisar a marca pessoal. “Mesmo jogando pelo empate, a final foi muito difícil. Estou muito feliz. O time do Galo é muito bom, mas tenho muita sorte contra eles. Na primeira fase fiz dois gols neles e agora de novo. Faz 20 anos que jogo aqui e sempre disputando a artilharia, graças a Deus”, sorriu.

Já o meia Adilson do Galo, que fez o primeiro gol do jogo, lamentou os erros do time. “A gente precisava vencer. Saímos na frente e depois falhamos tanto individual como coletivamente. Mas o futebol é assim mesmo. Eles mereceram. Faltou mais toque de bola, saber jogar com o resultado”, ressaltou.

O técnico Nei do Galo, também citou a sorte. “Foi um bom jogo. Foi campeão o time que aproveitou melhor as oportunidades. Minha equipe não estava em uma noite feliz. Faltou contar com a sorte”, explicou. Márcio Rocha, treinador campeão, não escondia a felicidade.

“Não tem nem como explicar o que estou sentindo. Cada vitória, cada troféu é diferente do outro”, destacou. Rocha elogiou o empenho de todos. “A vontade, a garra de vencer, foi determinante para esta conquista. O trabalho feito em todo o campeonato mostrou que merecemos, tivemos a melhor campanha. O Galo é um grande time, valorizou demais a nossa vitória”, finalizou.

Na cerimônia de premiação, estavam presentes o presidente da Liga de Futebol Veterano de Três Lagoas (Ligavet), Almiro Veloso Pereira, o “Nenê Veloso”, o secretário do Meio Ambiente Cristovam Lages Canela, o de Esportes, Sávio Bernardes e José Gomes, o “Zé Gordo”, que foi homenageado com o nome no troféu de campeão.

EMOÇÃO

Visivelmente emocionado, o presidente da Ligavet, fez vários agradecimentos e elogios. “Como já conhecia todos os times, não poderia esperar outra coisa, a não ser essa disputa, esse empenho que demonstraram. Ressalto que além da disputa, o campeonato é um lazer para eles”, afirmou Nenê Veloso.

Outro que não escondeu a alegria foi Zé Gordo. “Não tenho nem palavras. É muito emocionante e gratificante depois de ter trabalhado com esses meninos na década de 80 e agora entregar o troféu para eles como veteranos”, vibrou.

FICHA TÉCNICA

Noroeste 4 X 2 Recanto do Galo

Data: 15/10/2010
Hora: 19hs (MS)
Local: Estádio Benedito Soares da Mota (Madrugadão)
Público: 200 pessoas (aproximadamente)
Renda: Entrada gratuita
Árbitro 1: Ademir da Silva
Árbitro 2: Ademilson Pereira, o “Flor”
Auxiliares: Não
Mesário: Valter Aparecido da Silva (Valtinho)
Cartões Amarelos: Maurício, Renato, Fábio e Diogo (Noroeste); Vardão e Zeca (Galo)
Cartões Vermelhos: Nenhum
Gols: Adilson aos 25 do 1º tempo (1 x 0 Galo), Delei de pênalti, aos 27 do 1º tempo (1 x 1); Monte aos 23 do 2º tempo (2 x 1 Galo), Delei aos 27 do 2º tempo (2 x 2), Jair aos 33 do 2º tempo (3 x 2 Noroeste) e Jorge do Gás aos 36 do 2º tempo (4 a 2 Noroeste).

NOROESTE: Motinha; Aurinho, Maurício, Jair e Renato; Valtinho, Caçula, Fábio e Riquinha; Messias e Delei. Entraram: Duda e Jorge do Gás. Técnico: Márcio Rocha.

RECANTO DO GALO: Gean; Mauri, Vardão, Jamir e Pedro; Reinaldo, Cidão, Zeca e Adilson; Frogoió e Mazinho. Entraram: Monte, Muniz e Diogo. Técnico: Nei.