Um mapa mais detalhado de Marte mostra redes de vales em torno de seu "Equador" que apontam para um clima úmido, com chuvas, e para a presença de um grande oceano no hemisfério Norte, revela um estudo publicado nesta segunda-feira (23).
Este novo mapa, elaborado por pesquisadores norte-americanos com a ajuda de um novo programa informatizado, indica que este conjunto de vales é, ao menos, duas vezes mais mais largo que o estimado até o momento.
"Todas as indicações obtidas com a análise das redes de vales no novo mapa evidenciam um clima particular no passado do Planeta Vermelho", disse Wei Luo, professor de Geografia da Universidade de North Illinois, um dos autores do trabalho.
Abastecer este conjunto de rios e arroios "exigiria chuvas e a existência de um oceano que cobrisse a maior parte do hemisfério setentrional, provavelmente um terço da superfície de Marte".
O estudo aparece na última edição do "Journal of Geophysical Research".
O sistema de vales marciano tem algumas semelhanças com o da Terra, o que permite pensar que Marte foi mais quente e úmido que hoje.