Veículos de Comunicação

Oportunidade

Novas regras de publicidade:

Objetivo é proteger e alertar consumidores sobre riscos do consumo excessivo

Toda a publicidade de alimentos deverá conter também alertas -
Toda a publicidade de alimentos deverá conter também alertas -

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Avisa) publicou ontem (29), no Diário Oficial da União, a Resolução que dá prazo de seis meses para as propagandas de bebidas e de alimentos, com elevadas quantidades de açúcar, de gordura saturada ou trans, conterem alertas do perigo que acarretam à saúde. A Resolução da Anvisa estabelece novas regras para a publicidade e promoções comerciais desses produtos.

O objetivo da medida, segundo explica a Anvisa, é proteger os consumidores de práticas que possam omitir informações ou até induzir ao consumo excessivo desses alimentos. “O consumidor é livre para decidir o que comer.

No entanto, a verdadeira liberdade de escolha só acontece quando ele tem acesso às informações daquele alimento, conhece os riscos para a sua saúde e não é induzido por meio de práticas abusivas”, afirma a gerente de monitoramento e fiscalização de propaganda da Anvisa, Maria José Delgado.

Com a nova Resolução, ficam proibidos os símbolos, figuras ou desenhos que possam causar interpretação falsa, erro ou confusão quanto à origem, qualidade e composição dos alimentos ou bebidas. Também não será permitido atribuir características superiores às que o produto possui, bem como sugerir que o alimento é nutricionalmente completo ou que seu consumo é garantia de uma boa saúde.

CRIANÇAS

Uma das grandes preocupações da Resolução está focada no público infantil, reconhecidamente mais vulnerável. Por isso a nova Resolução dá especial importância à divulgação acerca dos perigos vinculados ao consumo excessivo de determinados produtos.

Por exemplo, ao se divulgar ou promover alguns alimentos será necessário veicular alertas sobre os perigos do consumo excessivo. Para os alimentos com muito açúcar, o alerta é “O (marca comercial) contém muito açúcar e, se consumido em grande quantidade, aumenta o risco de obesidade e de cárie dentária”.

Os alertas deverão ser veiculados, ainda, durante a distribuição de amostras grátis, de cupons de descontos e de materiais publicitários de patrocínio, bem como na divulgação de campanhas sociais que mencionem os nomes ou marcas de alimentos com essas características.