
A Diretoria de Cultura está desenvolvendo um trabalho em parceria com a comunidade haitiana de Três Lagoas. O movimento “Union Fait Lá Force”, que envolve 12 haitianos, realiza ações desde 2017 e dará continuidade nos projetos cinematográficos.
O primeiro projeto de 2018 terá como foco a xenofobia e a integração social. Será desenvolvido um curta-metragem com o tema, o filme será realizado pelos próprios haitianos, desde a produção até a finalização, passando sempre por oficinas de formação em teatro, produção, direção e edição.
As primeiras oficinas serão teatrais, ministradas pelo coordenador do Núcleo de Teatro, Gustavo Pacheco, e pelo assessor Lucas Pache. As aulas acontecerão às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h.
O coordenador Gustavo Pacheco afirmou que é um projeto muito importante e interessante para a Cultura. “Existem alguns distanciamentos culturais, mas também existem aproximações, então é desafiador, porém é a valorização da cultura de pessoas que moram no nosso município. O reconhecimento humano da sociedade é muito importante”, afirmou.