Para celebrar o Dia Nacional do Campo Limpo, as centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste promoverão atividades. As ações acontecerão para difundir a importância de dar o destino correto às embalagens vazias de defensivos agrícolas e comemorar os resultados alcançados pelo sistema de destinação final no Mato Grosso do Sul, e deverão mobilizar cerca de 11 mil pessoas no Estado.
Todas as centrais aderiram à modalidade portas abertas, para que a comunidade possa visitar suas instalações e conhecer de perto o processo de destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos. As escolas de Campo Grande, Maracaju, Ponta Porã e Rio Brilhante, terão palestras realizadas por representantes das respectivas centrais de recebimento.
No Dia Nacional do Campo Limpo, as centrais também podem realizar concursos de desenho para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com o tema “O mundo fica mais limpo com a reciclagem”; de redação (“A reciclagem é importante para o futuro do campo”), para jovens do 6º ao 9º ano, e, pela primeira vez, o concurso para professores, com o tema “Diga não ao desperdício!”, com objetivo de levar os educadores participantes do Dia à criação de um projeto multidisciplinar envolvendo atividades relacionadas à proteção do meio ambiente. Maracaju optou por participar dos três concursos, enquanto Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste terão os concursos de desenho e redação. Em Chapadão do Sul, Dourados e Naviraí haverá concurso de desenho e em Campo Grande, os concursos de redação e para professores.
Celebrações em todo o país
No Brasil, 107 centrais de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas realizarão atividades de educação ambiental, com expectativa da participação de cerca de 120 mil pessoas de 23 Estados. No ano passado, o Dia Nacional do Campo Limpo mobilizou, em todo o país, 117.449 pessoas, entre estudantes, autoridades, agricultores, distribuidores, cooperativas, representantes da indústria fabricante de defensivos agrícolas e a comunidade em geral, que participaram de atividades realizadas por 99 centrais de recebimento de embalagens vazias de 23 Estados.
“O Dia Nacional do Campo Limpo é a principal celebração do sistema de destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos. A data representa o engajamento de todos os elos da cadeia produtiva agrícola no programa de descarte de embalagens e reafirma o compromisso de cada uma dos envolvidos com a produção agrícola sustentável”, afirma João Cesar Rando, diretor-presidente do inpEV, instituto que tem entre seus associados os fabricantes de defensivos agrícolas.
O Dia Nacional do Campo Limpo, data que entrou para o calendário oficial brasileiro em 2008, é uma iniciativa do inpEV e tem o apoio da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). É realizado pelas centrais de recebimento de embalagens vazias. As empresas fabricantes de produtos fitossanitários associadas ao inpEV também apóiam e participam ativamente das comemorações por todo o Brasil, assim como prefeituras, governos e diversos parceiros locais.