O período de Páscoa deverá movimentar cerca de R$ 756 mil em compras no município de Aparecida do Taboado. A estimativa faz parte da pesquisa de intenção de compras, divulgada nesta semana pela Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio).
O levantamento, realizado em parceria com a Fundação Manoel de Barros e Instituto Anhanguera/Uniderp, apontou um aumento nas compras de 25,5% em comparação ao ano passado. Em 2013, a Páscoa movimentou R$ 603 mil. O poder de compra do aparecidense também parece ter aumentado de um ano para o outro. Enquanto que, na Páscoa passada, os consumidores haviam gasto R$ 71, em média, por presente. Neste ano, a população aparecidense pretende gastar, em média, R$ 82 por presente adquirido: 42,2% dos consumidores deverão gastar de R$ 51 a R$ 100 e 38,2%, até R$ 50 por presente. A maioria, porém, vai comprar a média de dois.
Os ovos de chocolate são a preferência de 58% da população. As caixas de bombons aparecem em segundo lugar entre os itens mais desejados, 23% da população deverão compra-los para consumo ou para dar de presente. No entanto, os ovos caseiros, que correspondem a uma renda extra para muitos empreendedores nesta época do ano, também aparecem na pesquisa, na terceira posição entre os produtos que serão mais procurados.
Neste ano, 77% da população economicamente ativa, que hoje gira em torno de 11,6 mil habitantes, deverão sair às compras nesta época do ano.
Os supermercados, ainda segundo a pesquisa, deverão concentrar 67,7% das compras. A segunda opção deverão ser lojas de bairros, locais escolhidos por 20,2% da população. As lojas do centro ficaram em terceiro lugar, com a preferência de 8,1% dos clientes. Já outros 4% deverão efetuar suas compras pela internet.
O levantamento mostrou ainda que, uma boa alternativa para a classe empresarial é investir em promoções. Serão elas que definirão o local de compra de 27,5% da população. Já outros 17,5% optarão pelos descontos no preço e 15,5% pela marca.
A boa notícia para o mercado local é que a maioria dos consumidores, 52%, pretende pagar suas compras à vista. Outros 24,5% optaram pelo cartão de crédito e 16,7% por pagamentos com cartão de débito.
PEIXES
A Páscoa, que encerra a Semana Santa, também deverá movimentar o mercado de pescados no município. Quase a metade da população, 45,1%, deverão seguir a tradição de consumir peixes neste período do ano. Outros 41,1% não souberam informar.
Para aqueles que seguem a tradição católica, o bacalhau será o peixe predileto – 21,4% dos entrevistados informaram que vão comprar este pescado. Em seguida aparecem peixes com preços mais em conta, como o Pacu (12,9% da preferência), merluza (12,9%), sardinha (10%) e Dourado (4,3%).
“Isto deverá ativar os supermercados e as lojas especializadas em peixe, movimentando o comércio antes da Páscoa, com um gasto médio de R$62,00 por comprador, estimando-se um montante de R$256 mil em pescados e derivados”, apontou nota técnica da Fecomércio.
BOX:
Metade da população pretende viajar neste feriado
Pouco mais da metade da população pretende aproveitar o feriado prolongado para viajar, seja dentro ou para fora de Mato Grosso do Sul. A pesquisa da Fecomércio apontou que, por viagem, os aparecidenses pretendem gastar até R$ 224, o que corresponde a um gasto de R$ 463 mil. Para a Fecomércio, o valor “é interessante, que ativará os setores de transporte”.
As entrevistas para a pesquisa aconteceram entre os dias 1º e 8 de março. Ao todo, 100 pessoas foram ouvidas. A margem de erro é de 9,8%, tanto para mais quanto para menos.