Dados do Ministério do Trabalho apontam que em setembro os pedidos de seguro-desemprego nos setores de serviços e comércio de Mato Grosso do Sul atingiram o menor nível do ano.
"É reflexo da melhoria da renda da população, da própria estabilidade do emprego e das boas vendas de produtos e serviços", avaliou Edison de Araújo, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS).
“Nos próximos meses pode haver alguma influência das contratações temporárias nos números, mas esperamos continuar mantendo o mesmo ritmo e a pesquisa sazonal referente ao Natal, encomendada pela Fecomércio-MS, mostra que o consumidor também está otimista quanto às suas finanças para este ano e 2011”, avalia.
Segundo os dados do Ministério do Trabalho, em setembro de 2010 foram recebidos 1.817 pedidos de seguro-desemprego de trabalhadores do ramo do comércio em Mato Grosso do Sul, número 16,7% menor que no mesmo período do ano passado e 14,7% inferior ao de agosto deste ano.
Foi o menor nível do ano, assim como o que ocorreu no setor de serviços, com 1.616 pedidos de seguro-desemprego, contra 2.052 em agosto último (redução de 21%) e 2.075 em setembro do ano passado (queda de 22%).
No acumulado do ano, são 3.069 menos pedidos de seguro-desemprego entre os dois setores, uma redução de 7,2%.