A Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) em parceria com a Seprotur, Organização das Cooperativas de MS (OCB) e representantes das cadeias produtivas do Estado elaboraram documento de reivindicações e sugestões para o Plano Agrícola e Pecuário – PAP 2010/11. O documento foi encaminhado essa semana ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
De acordo com o assessor de agricultura da entidade Lucas Galvan o plano safra é um conjunto de políticas públicas que o governo adota todos os anos para o agronegócio. “Abordamos temas como crédito rural, instrumentos de comercialização, disposição de valores, dessa forma podemos sugerir a alteração de regras e criar outros novos instrumentos para que haja reajuste do plano”, diz.
Ainda conforme Lucas o foco esse ano são dois temas, o acesso ao crédito rural e a consolidação do seguro rural como instrumento de mitigação de riscos da produção. Como proposta para a melhoria de acesso ao crédito foi colocada em pauta a elevação dos valores dos tetos de financiamentos por mutuário e a melhoria quanto aos esclarecimentos das condições contratuais das Instituições Financeiras nas normas regulamentares do crédito rural.
Quanto ao Seguro rural, benefício esse dado ao produtor quando o mesmo tem sua produção agrícola prejudicada pela estiagem, por exemplo, foi proposta a estratificação dos beneficiários de acordo com os níveis tecnológicos aplicados, além de ampliar os eventos e as culturas amparados pelo Seguro Rural.