Veículos de Comunicação

Oportunidade

PMA realiza trabalhos de Educação Ambiental com alunos de escolas municipais

As atividades são feitas no período da manhã, das 7h30 às 10h30 e à tarde, das 13h30 as 16h30

A Polícia Militar Ambiental (PMA) realiza diversos trabalhos de educação ambiental durante esta semana, em comemoração ao seu 23º aniversário e ao Dia Internacional da Água (22 de março). Em parceria com a empresa Energias do Brasil, Secretaria Municipal de Educação e de Saúde da Capital e com os funcionários do Parque Estadual do Prosa, hoje (24) a programação será com alunos das escolas municipais Plínio Mendes e Harry Amorim Costa.

Durante toda a semana a PMA realiza, em seu batalhão – localizado no Parque das Nações Indígenas – atividades voltadas para alunos de escolas públicas da Capital, como oficinas de reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos; visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados, com palestra sobre fauna, pesca e atropelamentos de animais silvestres.

Além disso, a programação da semana prevê atividades como sala de vídeos ecológicos, apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais. Os estudantes também devem conhecer a Casa da Energia, que é uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, microondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.

O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) também estará aberto às visitas dos alunos, com palestras sobre manutenção de animais silvestres em cativeiro, tráfico e para as crianças conhecerem os animais de nossa fauna e entenderem a importância ambiental da fauna.

A saúde também é outro foco da ação educativa desta semana para a PMA. Os alunos que visitam o batalhão poderão conhecer as tendas da saúde, onde participam de palestras sobre prevenção e combate a doenças e a importância do equilíbrio ambiental na minimização das doenças.

Somente na semana passada, 2.323 alunos de Ribas do Rio Pardo participaram das ações de educação ambiental e realizaram a limpeza do rio Pardo, quando foi coletada mais de uma tonelada de lixo que poluía o local. Nesta segunda-feira (22), na Capital, foram encontrados 100 kg de lixo, retirados por alunos da Escola Municipal Olívia Enciso na limpeza da Lagoa Itatiaia.

As atividades são feitas no período da manhã, das 7h30 às 10h30 e à tarde, das 13h30 as 16h30. A programação da PMA com os alunos da Rede Municipal de Ensino vai até esta sexta-feira (26).