
Três fortes partidos políticos de Mato Grosso do Sul estarão realizando hoje (26), em Campo Grande, as Convenções Estaduais para homologar candidaturas, coligações e alianças para as eleições de outubro deste ano, conforme prevê a Legislação Eleitoral em vigor.
Na Convenção do PMDB, os filiados com direito a voto, estarão homologando a candidatura do governador André Puccinelli à reeleição e da ex-prefeita Simone Tebet para vice-governadora.
Também estará sendo homologada a candidatura do deputado federal Waldemir Moka para senador, tendo como primeira suplência a esposa do prefeito da Capital, Antonieta Trad, e como segundo suplente, o vereador da Câmara Municipal de Dourados, Gino Ferreira (DEM).
O segundo candidato ao Senado dos partidos aliados ao PMDB, cujo nome deverá também ser homologado na Convenção do DEM, é o vice-governador Murilo Zauith (DEM). Ele terá como primeiro suplente o vice-prefeito da Capital, Edil Albuquerque (PMDB), e como segundo suplente, o ex-prefeito de Três Lagoas, Antonio João Campos de Carvalho (DEM).
Além da segunda suplência de Senador, o DEM de Três Lagoas também terá candidato a deputado estadual. O nome a ser homologado na Convenção e o do ex-vereador Luiz Akira.
Na Convenção do PMDB também serão homologadas as candidaturas de Akira Otsubo, como candidato a deputado federal, e de Eduardo Rocha, candidato a deputado estadual.
MANUAL
A Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disponibiliza os Manuais de Convenções Partidárias e o de Registro de Candidaturas, referentes ao pleito de 2010. Segundo Hardy Waldschmidt, Secretário Judiciário do TRE e responsável pelo trabalho, o Manual de Convenções Partidárias tem por objetivo orientar os partidos acerca dos preparativos para a realização da Convenção para deliberação sobre a sua participação
no pleito de 2010. Nesse manual, os dirigentes partidários têm importantes informações sobre os procedimentos legais que deverão ser adotadas nas Convenções.
No Manual de Registro de Candidaturas, a finalidade é orientar os partidos acerca dos preparativos para o registro dos seus candidatos ao pleito de 2010, visando racionalizar a execução dos trabalhos, otimizar o processamento dos pedidos de registro e evitar a adoção de medidas que possam inviabilizar uma candidatura.