O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos, assegurou hoje (12) que o projeto do governo do Estado que aumenta o tempo da licença maternidade vai ser votado rapidamente. “Na semana que vem o projeto estará aprovado e pronto para a sanção do governador”, anunciou. Jerson acompanhou o governador André Puccinelli durante lançamentos e inaugurações de obras em Aquidauana, que também teve a presença da coordenadora especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Carla Stephanini.
O governador destacou para as dezenas de mulheres presentes que a aprovação dessa proposta vai garantir às mães seis meses para cuidarem dos filhos recém-nascidos. A mensagem de André foi assinada na segunda–feira (8), Dia Internacional da Mulher, e encaminhada no dia seguinte com o projeto de lei à Assembleia. “As mulheres merecem. É lei federal e estamos regulamentando através de projeto de lei”, declarou André ao fazer o encaminhamento da mensagem.
Centro de Atendimento
No evento em Aquidauana, foi lembrado que este mês marca as comemorações em homenagem à mulher. Carla Stephanini aproveitou para anunciar que Aquidauana será um municípios onde serão instalados novos Centros de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência (CAM). O convênio para a implementação – assinado na semana passada durante o ato que celebrou o centésimo 8 de março, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente Lula – prevê a instalação de mais nove centros em municípios-polo.
Com esse convênio, o Estado somará total de 12 centros em municípios-polo onde já existe a Delegacia da Mulher. “Com a rede de enfrentamento à violência, nós podemos fortalecer as mulheres vítimas da violência doméstica a fazer denúncias e podemos dar o apoio do poder público para aquelas que precisam desta base, principalmente as que já denunciaram”, afirma a coordenadora.
Os centros serão criados em nove municípios em que já existem Delegacias especializadas para atender as mulheres: Aquidauana, Corumbá, Coxim, Três Lagoas, Paranaíba, Jardim, Fátima do Sul, Ponta Porã e Naviraí.
Oportunidade