De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), nesta quinta-feira (2), as condições do tempo seguem as mesmas, ou seja, sem chuva. O sol predomina em todas as regiões sul-mato-grossenses com sensação de frio manhã e noite. As temperaturas nas regiões Sul e Leste serão as mais baixas. Em Três Lagoas, a temperatura mínima registra 9°C, pela manhã. A máxima atingirá os 24ºC.
Segundo a meteorologista do Cemtec/MS, Cátia Cristina Braga Rodrigues, a massa de ar seco que predomina sobre Mato Grosso do Sul está associada com a circulação anticiclônica na coluna troposférica. Esta inibe a formação de nebulosidade significativa e ainda deixa a umidade do ar baixa no período da tarde, inferior a 60% (ideal).
Em Campo Grande, capital sul-mato-grossense, o sol irá brilhar forte durante a tarde com temperatura máxima de 30°C. Manhã e noite com temperaturas entre 13°C a 15°C. Umidade relativa mínima: 30%. Nos municípios de Aquidauana e Bonito as temperaturas máximas vão atingir os 32ºC. Na cidade de Coxim, a máxima será de 31ºC; Corumbá, Miranda e Porto Murtinho, máxima de 30ºC.
Ainda segundo a meteorologia, nas Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, do País as temperaturas seguem altas e o calor está garantido até por volta do dia 8, quando a massa de ar frio consegue ingressar sobre essas Regiões e amenizar um pouco o calorão.
Alerta do Cedec/MS
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul (Cedec/MS) desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol, especialmente entre 10h e 16h, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Outra orientação importante é para a necessidade de ingestão de bastante líquido, o que ajuda a evitar desidratação.
A Defesa Civil ainda alerta que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. A população pode colaborar para evitar incidentes tomando algumas atitudes: não fazer fogueiras, principalmente nas proximidades de matas e florestas; aos motoristas, ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça nas estradas, e evitar jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.