Veículos de Comunicação

Oportunidade

Primavera terá mais chuvas no final do dia e à noite

As temperaturas devem permanecer altas nessa nova estação; o volume de chuva para MS deve ficar abaixo da média

 
A primavera inicia oficialmente às 23h09 desta quarta-feira, e segue até o dia 20 de dezembro. A estação é marcada pelo início do período de chuvas, concentradas no final do dia e à noite. Mesmo assim, não há previsão de chuvas fortes para este início de nova estação.

De acordo com as informações do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), as chuvas passam a ser mais intensas e frequentes.

“Em algumas ocasiões, podem ocorrer descargas elétricas, ventos fortes e queda de granizo. Há ainda o aparecimento de períodos de grande quantidade de chuva em espaços de tempo relativamente curtos, conhecidos como ‘complexos convectivos’”, explica Cátia Braga, meteorologista do Cemtec.

As temperaturas devem permanecer altas nessa nova estação. Por conta fenômeno La Niña, que esfria as águas superficiais do Oceano Pacífico, o volume de chuva para Mato Grosso do Sul deve ficar abaixo da média.

Previsão – As temperaturas seguem em alta nesta quarta-feira em todas as regiões do Estado. Em Dourados, Ivinhema, Miranda, Porto Murtinho e Rio Brilhante, os termômetros registram máxima entre 39°C e 40°C.

A umidade relativa do ar fica em estado de alerta em todo o Estado, oscilando entre 12% e 20%. Em Paranaíba, a máxima pode ser 37°C, em Coxim pode chegar a 38°C e em Ponta Porã não ultrapassa os 36°C. Na Capital, a máxima é de 35°C.

Para o primeiro dia da primavera, há possibilidade de chuva no final da tarde de quinta-feira para as regiões oeste e sul. Para Corumbá, a mínima será de 25°C e a máxima de 38°C, em Chapadão do Sul a mínima é de 20°C e a máxima é de 36°C. Na Capital, os termômetros variam entre 22°C e 37°C.