Veículos de Comunicação

Oportunidade

Procura por vacina contra a gripe comum ainda é pequena

Mesmo quem tomou a vacina no ano passado deve se imunizar

-
-

A procura pela vacina contra a gripe comum – específica para os idosos de 60 anos ou mais de idade – em Mato Grosso do Sul está pequena. Desde o dia 8 de maio, até esta quarta-feira (12), somente 51.759 ou 23,25% dos 222.650 que precisam ser imunizados foram vacinados.

É importante lembrar que a vacina contra a gripe comum é um dos meios de prevenir a gripe e suas complicações, além de apresentar um impacto na diminuição das internações hospitalares e da mortalidade evitável. Estudos nacionais e internacionais demonstram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por doenças respiratórias.

Mesmo quem tomou a vacina no ano passado deve se imunizar. Para os idosos receberem a dose é obrigatória a apresentação do RG. Se a pessoa tiver o cartão de vacinação também é recomendável levá-lo. Só não pode vacinar quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.

Mato Grosso do Sul participa da campanha nacional desde 1.999, primeiro ano da iniciativa do Governo Federal em proporcionar aos idosos mais uma forma de prevenção contra a gripe que, geralmente, nas estações do Outono e Inverno ficam mais propícios à doença.

Aqueles idosos que tem alguma doença crônica e ainda não vacinaram contra a gripe A H1N1 serão imunizados contra as duas gripes – em um braço irão tomar a vacina contra a gripe comum e no outro contra a gripe pandêmica. A campanha de vacinação termina em 21 de maio.