Veículos de Comunicação

Oportunidade

Programa DST/AIDS intensifica ações para o Carnaval

A campanha em massa irá distribuir materiais e preservativos

O Programa Municipal DST/AIDS intensificará suas ações durante os dias de Carnaval. A campanha do Programa para este ano tem como tema: “Se liga jovem: folia é alegria! Prevenção… é você quem faz! Evite a AIDS, use camisinha.” Este é o primeiro ano que o Programa abrange sua campanha com foco para toda a população. As ações deste Carnaval contarão com a distribuição de material informativo e de prevenção em todos os locais de festividades, e também terá o desfile do Bloco da Prevenção, junto com a Escola de Samba Unidos de Três Lagoas.
Para a época de Carnaval, o governo federal encaminha uma cota especial de preservativos; mensalmente o Programa Municipal DST/AIDS recebe 50 mil unidades.
De acordo com o auxiliar de Enfermagem do Programa, Jefferson da Costa, a campanha deste ano deverá contar com a ajuda de voluntários. “Estamos à procura de voluntários para auxiliar nos trabalhos durante a noite do desfile do Bloco da Prevenção. São 30 vagas destinadas a pessoas maiores de 18 anos”, informou Jefferson. Os interessados podem entrar em contato com o Programa para mais informações, pelo telefone 3929-9893, no período da tarde, com Farildo.

Centro de Testagem e Aconselhamento

Atualmente o Programa acompanha 250 pessoas vivendo com HIV/AIDS, sendo 150 em tratamento com antiretrovirais. Desses, um paciente é criança e três são gestantes. Anualmente a média é cinco gestantes em tratamento.
O Programa DST/AIDS conta há um ano com um médico infectologista, de Campo Grande, que atende duas vezes por semana no ambulatório. O local realiza exames de HIV/AIDS, DST’s, hepatites virais e leishmaniose. O encaminhamento do paciente é feito pela unidade de saúde e monitorado através da Central de Regulação de Vagas, ou a busca é espontânea pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Segundo Jefferson, o exame de HIV/AIDS ganhou agilidade e o resultado sai na hora; anteriormente demorava alguns dias.

Atividades

Entre as atividades do Programa estão palestras em escolas, universidades, empresas, e campanhas com distribuição de material informativo e preservativos. Neste mês foi realizada uma palestra de formação aos integrantes do CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, da PETROBRAS, ministrada pelo auxiliar de Enfermagem do Programa, Jefferson da Costa. A formação abordou os temas DST/AIDS, legislação, direitos humanos, preconceito e discriminação. Participaram da palestra seis membros do CIPA.