
Estimular a implantação de áreas florestais nos municípios com forte atividade da indústria. Este é o objetivo do Programa Mais Floresta, que está sendo levado hoje e amanhã, das 7 às 17h30, para Inocência e Paranaíba (MS), respectivamente.
Em Inocência, o evento está sendo realizado no Centro Cultural Lessonier; e em Paranaíba, será no Parque de Exposições Daniel Martins Ferreira. São realizadas palestras e workshops para os produtores rurais dos municípios.
O projeto é idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul e sindicato rurais do Estado. A capacitação é gratuita e tem finalidade de mostrar aos produtores, as vantagens econômicas do cultivo de eucalipto e seringueira, possibilitando ao trabalhador rural uma diversificação de sua renda, além de estimular o corpo técnico a elaborar projetos de investimentos na área florestal.
Durante todo o dia, os participantes recebem informações sobre linhas de financiamento para o setor florestal, mercado da borracha natural e rentabilidade da cultura da seringueira, além de oficinas sobre manejo do seringal. Dentre os temas abordados, também estão rentabilidade da atividade pecuária com eucalipto e o mercado regional deste segmento.
Outras 19 cidades receberão o Mais Floresta: Água Clara, Três Lagoas, Santa Rita do Pardo, Jaraguarí, Bandeirantes, Campo Grande, Camapuã, Alcinópolis, Sonora, Figueirão, Chapadão, Costa Rica, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Selvíria, Bataguassu, Brasilândia, Anaurilândia, Nova Andradina, Batayporã e Coxim. O Programa tem previsão de término para o dia 10 de junho de 2012.
Mais Floresta – O programa define estratégias para o desenvolvimento florestal em Mato Grosso do Sul e prevê o plantio de 1 milhão de hectares de florestas até 2030, nas cidades da região nordeste do Estado que possuem alta demanda de matéria-prima para a indústria florestal, como a celulose e o papel. São parceiros deste programa Painel Florestal, Polifer, Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul-BRDE, Reflore MS, Sebrae,Sociedade Brasileira de Agrossilvicultura-SBAG, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD.