Veículos de Comunicação

Oportunidade

Projeto do Inmetro formará Agentes Metrológicos

Em novembro, o Inmetro oferecerá por meio do CICMA, o Curso de Formação de Agente de Avaliação da Conformidade

A Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, iniciou na semana passada o Curso de Formação de Agentes de Metrologia Legal, que terá carga horária de 200 horas/aulas. A formação é uma iniciativa do Centro de Capacitação (CICMA) do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e acontece em todos os órgãos delegados do País.
 
“No Inmetro muito se fala sobre metrologia, sobre padrões, sobre regulamentos. O que está por trás de tudo isso é o conhecimento. Esse conhecimento vai ser disseminado agora usando as técnicas mais modernas e mais eficientes, especialmente o ensino a distância, o uso da internet e de recursos eletrônicos”, pontua o Presidente do Inmetro, João Alziro Herz da Jornada.
 
De acordo com a Interlocutora de Recursos Humanos da AEM/MS, Flávia Caloni Gomes, todos os participantes foram selecionados por meio de prova de matemática. Estão sendo capacitados 20 servidores e as aulas acontecem no Telecentro, na sede da Agência. Flávia acompanha e gerencia todas as atividades do curso. “A capacitação é realizada a distância, sendo que uma vez na semana é preciso estar presente para a realização de aulas práticas e para a aplicação de provas”, explica a Interlocutora.
 
Na primeira semana, os alunos aprenderam a acessar o ambiente virtual. Toda a equipe que atua na coordenação é formada por especialistas de diversas áreas do conhecimento. “Agora o módulo é de Metrologia Básica e os alunos estão sendo instruídos por uma monitora com conhecimentos em matemática e física, que esclarece dúvidas diariamente na sala de treinamento, de forma presencial e virtual”, conclui Flávia.
 
O curso é composto por dois módulos: de Metrologia Básica e Metrologia Legal. Os alunos têm acesso a videoaulas, textos impressos, material de apoio (vídeos, animações, imagens), atividades de trocas de informações e discussões do conteúdo realizadas em Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA), avaliação dos conteúdos , além de aluas práticas.
 
Para o Diretor Presidente da AEM/MS, Sérgio Maia, a capacitação mostra a preocupação do Inmetro em valorizar, de uma maneira alternativa, o servidor. “O curso é de extrema relevância porque atualiza os servidores, proporcionando a formação continuada sem custos, pois os alunos não precisam se deslocar para as aulas e nem adquirir materiais”, diz.
 
Em novembro, o Inmetro oferecerá por meio do CICMA, o Curso de Formação de Agente de Avaliação da Conformidade.