Veículos de Comunicação

Oportunidade

ProUni já registra mais de 500 mil inscrições

Número é três vezes a quantidade de vagas, que somam 165 mil; inscrições acabam amanhã

O MEC (Ministério da Educação) já recebeu 520 mil inscrições para bolsas do ProUni (Programa Universidade Para Todos), até as 13h desta terça-feira (9). O programa concede bolsas integrais e parciais para estudantes de baixa renda em quase 1.400 instituições particulares de ensino superior.

O número é três vezes maior que a quantidade de bolsas oferecidas neste ano, de 165 mil. O aumento no número de inscritos foi de cerca de cem mil candidatos com relação ao último balanço, divulgado às 18h de segunda-feira (8). Até ontem, quase 415 mil alunos haviam se inscrito no programa.

Os estudantes têm até esta quarta-feira (10) para se inscrever. O resultado dos candidatos pré-selecionados será divulgado em 13 de fevereiro.

Exigências

Uma das exigências para disputar as bolsas é ter participado da última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As notas dos anos anteriores, como 2008 e 2007, não são consideradas.

Também é necessário ter obtido pelo menos 400 pontos em cada uma das quatro áreas da prova – linguagens, redação, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Os estudantes não podem ter sido graduados em uma universidade para concorrer.

Também é obrigatório atender a pelo menos uma das condições a seguir: ter feito o ensino médio completo em escola pública; ter cursado o ensino médio em escola particular como bolsista integral; ou ter feito parte do ensino médio em escola pública e parte em particular como bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino também podem participar do programa.

Como funciona

Na primeira etapa de inscrições, os estudantes devem informar suas notas do Enem e o número do CPF.

Os candidatos deverão escolher a modalidade de bolsa (parcial ou integral) em até cinco opções de instituições de ensino, cursos ou turnos, dentre as disponíveis conforme a renda familiar per capita.

As notas de corte, periodicamente atualizadas conforme o processamento das inscrições efetuadas, serão exibidas aos estudantes no momento da inscrição.

Segunda etapa

A segunda etapa do processo seletivo, quando os estudantes terão de comprovar informações e passar por seleção própria da universidade (caso necessário), acontecerá entre 17 e 26 de fevereiro.