Veículos de Comunicação

Maracaju

Quadrilha especializada em furto de gado é presa em Aparecida do Taboado

A suspeita da polícia era de que, a quadrilha aproveitava a realização de uma etapa do campeonato de Motocross em Aparecida do Taboado, para realizar os furtos

A Polícia Civil (PC) e a Polícia Militar (PM) prenderam na BR-158 em Aparecida do Taboado, uma quadrilha especializada em furto de gado na região. Também foi apreendida uma espingarda de calibre 38 com numeração raspada.

Após denuncias de furto na região, foi montada uma equipe com cerca de 10 policiais civis e militares.  A suspeita da polícia era de que, a quadrilha aproveitava a realização de uma etapa do campeonato de Motocross em Aparecida do Taboado, para realizar os furtos.

Foi realizado um patrulhamento na madrugada de domingo (18) para segunda-feira (19), dias em que ocorreram os furtos anteriores. Os policiais observaram que uma camioneta, de cor cinza, vinha por uma estrada de terra, sendo seguida por um veículo VW/Parati, também de cor cinza.

Foi dado sinal de parada, no entanto, os veículos tentaram fugir em alta velocidade e também tentaram atropelar um policial. O condutor da camioneta acabou desistindo e parou o veículo.

O condutor do veículo VW/Parati, desobedeceu às ordens de parada e quase atropelou novamente outro policial. Após uma perseguição e um tiro no pneu traseiro esquerdo do VW/Parati, a polícia conseguiu deter o condutor.

A camioneta era conduzida por José Edmilson Pereira de Souza, de 54 anos, conhecido como ‘Dema’. Ele tinha como passageiro, um menor de 15 anos. Na carroceria do veículo, tampada com uma lona, estavam sendo transportados oito bezerros. Também foi encontrada na camioneta uma espingarda, calibre 38, municiada e com a numeração raspada.
 
Dentro do veículo VW/Parati, que era conduzido por Antônio Roberto Quiaretti, de 42 anos, conhecido como “Roberto”, estavam seu parentes João
Paulo Scalianti, de 29 anos e Jonatas Silva Santos, de 20 anos. Ainda neste veículo havia quatro carneiros, que estavam todos uns sobre os outros e amarrados.

Os presos confessaram a prática do furto, sendo feita uma diligência até uma fazenda, localizada a cerca de 65 quilômetros de Aparecida do Taboado, onde foram encontrados rastros de veículos, que foram fotografados.

Os animais seriam levados até a propriedade de José Edmilson, localizada próximo ao local onde se deu a prisão. Cada bezerro vale aproximadamente R$ 700 e cada carneiro vale cerca de R$ 150.

Os autores foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Aparecida do Taboado, onde foram autuados em flagrante delito pela prática do crime de furto qualificado, formação de quadrilha, porte ilegal de arma de fogo com a numeração raspada, corrupção de menores, maus-tratos a animais e direção perigosa.

Os condutores, por terem tentado atropelar os  policiais, também foram autuados por tentativa de homicídio.