Internas do Estabelecimento Penal de Regime Semiaberto de São Gabriel estão participando de aulas de pintura em tela. A atividade, iniciada no mês passado, faz parte de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Especial de Políticas Públicas para a Mulher.
As aulas acontecem nos finais de semana e devem ser realizadas até o mês de julho. Cerca de 20 detentas participam da iniciativa. Durante o curso, além de aprender técnicas de pintura em tela, as internas podem estimular a criatividade, deixando solta a imaginação e a expressividade.
Para a professora do curso, Cleci Maria Pessatto Bertoldi, cursos como esse fortalecem a autoestima e ajudam na ressocialização das internas. “Algumas alunas até comentaram que querem continuar a pintar”, afirma.
De acordo com o diretor da unidade penal, Dirceu Rondon Simões, o curso de pintura para as internas do regime semiaberto, assim como o de cerâmica que tem sido de desenvolvido no regime fechado, é muito positivo para a rotina do estabelecimento penal e ainda contribui no trabalho de tratamento penal que é desenvolvido no local. Está sendo programada para o final do curso uma exposição com as telas produzidas pelas internas.
Keila Oliveira com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Gabriel do Oeste.