O presidente do América, Alcides Zanirato, o deputado estadual Vaz de Lima (PSDB) e o assessor do Ministério do Turismo, João Paulo Rillo, representam Rio Preto no Seminário Internacional Copa de Futebol 2014, na Assembleia Legislativa de São Paulo. O evento, que teve início ontem e vai até amanhã, visa estudar o planejamento e experiências sobre o maior evento do futebol mundial, que será organizado pelo Brasil daqui a quatro anos.
A expectativa de Zanirato é que Rio Preto seja incluída entre as cidades paulistas que vão receber uma das seleções estrangeiras em 2014 durante a fase preparatória. “Para ser uma destas subsedes, não é necessário apenas ter uma ótima arena, mas que a cidade ofereça toda a infra-estrutura para o visitante, como rede hoteleira, aeroporto e boas rodovias. Rio Preto já está inscrito neste contexto e esperamos conseguir que uma destas seleções venham para cá”, disse Zanirato. Segundo ele, as cidades paulistas indicadas passarão pelo crivo da Fifa.
Além de Rio Preto, Ribeirão Preto também é uma das 80 cidades paulistas que já começaram a se mobilizar para mostrar sua capacidade de organização. “Esses municípios protocolaram na Secretaria de Estado de Lazer, Esporte e Turismo, uma documentação técnica que inclui os roteiros turísticos oferecidos no local. É o caso de Ribeirão, que tem 560 mil habitantes, rede hoteleira com mais de 7 mil leitos, e histórico de recepção de amistosos da Seleção Brasileira”, afirmou a prefeita de Ribeirão, Dárcy Vera.
O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero, acredita que pode trazer até 32 seleções para fazerem a preparação em São Paulo. “Todos os prefeitos deveriam ficar atentos. Pretendemos trazer 32 seleções para São Paulo que terão que treinar aqui. Isso poderá envolver outras cidades”, afirmou Del Nero.
O secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves, disse que está empenhado em que o Morumbi abra a Copa. Segundo ele, o governo paulista vai realizar investimentos de R$ 20,6 bilhões – 15% do orçamento – em obras de mobilidade e transportes.