A vizinha cidade de Santa Rita do Pardo consta na lista dos 60 municípios que irá receber a equipe de fiscais da Controladoria-Geral da União (CGU), nos próximos dias.
O objetivo da fiscalização é inibir a ocorrência de irregularidades na administração pública dos municípios. Santa Rita do Pardo foi um dos municípios sorteados hoje (5). O programa foi criado em abril de 2003 e faz a escolha pelo mesmo sistema de sorteio das loterias da Caixa Econômica Federal. O objetivo é definir o uso correto dos recursos públicos federais.
Nos municípios com população de até 100 mil habitantes, como é o caso de Santa Rita do Pardo, que possui população estimada de 7.454 habitantes, serão fiscalizadas as áreas de segurança pública, indústria, ciência e tecnologia, assistência social, educação e saúde e nos que tenham mais de 100 mil habitantes, as de segurança pública, indústria, ciência e tecnologia e saúde.
Os 60 municípios sorteados hoje estão distribuídos em 24 estados. Em Mato Grosso do Sul, santa Rita do Pardo foi o único município sorteado para fiscalização da CGU
Os auditores examinam contas nos municípios sorteados e fazem inspeção pessoal e física de obras e serviços em realização, mantendo contato com a população, diretamente ou por intermédio dos conselhos comunitários e outras entidades organizadas, para estimular os cidadãos a participar do controle da aplicação dos recursos públicos.