Veículos de Comunicação

Oportunidade

SED prepara encontro internacional sobre Profissão Professor

Foram convidados para o seminário quatro dos mais renomados especialistas em suas áreas educacionais

A Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com o instituto Alfa e Beto vão promover, no dia 02 de setembro, o seminário internacional “Profissão Professor – o resgate pedagógico”, um evento inédito em Mato Grosso do Sul.

Foram convidados para o seminário quatro dos mais renomados especialistas em suas áreas educacionais: Clermont Gauthier, da Universidade de Laval, em Quebec, no Canadá, que se dedica à análise da evidência científica sobre o que funciona na sala de aula; José Morais, da Universidade de Bruxelas, na Bélgica, especialista em alfabetização; Roger Beard, da Universidade de Londres, na Inglaterra, especialista em ensino de Língua Materna e formação de professores e o professor Nuno Crato, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, que além de matemático também se dedica a questões de divulgação científica e ensino dessa disciplina.

O seminário acontecerá no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Participarão os coordenadores pedagógicos de todas as escolas estaduais do Estado, os coordenadores de área de 46 municípios onde acontecem as atividades do projeto Além das Palavras, representantes das secretarias municipais de educação de todo o Estado, professores de instituições de ensino superior e representantes de entidades e instituições ligadas à educação.

A educação baseada em evidências é a expressão que vem unindo os cientistas da educação com formação científica. As regras para coleta de evidências são as regras do método científico. As pesquisas seguem determinados critérios e as publicações são submetidas a comitês editoriais. A evidência é cumulativa. "O que funciona" é sempre relativo ao conjunto de evidências que vão se acumulando a favor ou contra de determinadas intervenções.