Veículos de Comunicação

Oportunidade

Segunda etapa do Sisu tem 2,2 mil inscrições de alunos do MS

Nenhuma instituição pública de educação superior do Estado aderiu ao Sisu neste ano

O Ministério da Educação (MEC) recebeu a adesão de 2.241 estudantes sul-mato-grossenses na segunda etapa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema informatizado seleciona novos acadêmicos para as universidades públicas cadastradas utilizando somente a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2009). O balanço do número de inscrições no Sisu é referente ao período de 15 de fevereiro até ontem (17), às 17h (hora de MS).

Nenhuma instituição pública de educação superior do Estado aderiu ao Sisu neste ano. As universidades de Mato Grosso do Sul devem utilizar a nota do Enem somente como parte da nota dos vestibulares para este ano letivo.

O uso exclusivo da média alcançada no exame nacional deve acontecer a partir dos vestibulares que acontecem neste ano para os cursos oferecidos nas universidades públicas no Estado. Os mais de dois mil sul-mato-grossenses inscritos no Sisu concorrem a vagas oferecidas em instituições de outros estados.

Em todo o País já foram contabilizadas 282.614 inscrições nesta etapa que termina no sábado (20). As inscrições seguem sempre entre 6 horas e 23h59 pelo site www.mec.gov.br. Entre meia-noite e seis da manhã, o sistema calcula as notas de corte para cada curso. Nesta etapa estão disponíveis 29.240 vagas em 51 instituições de ensino superior de todo o País. O número de vagas é remanescente da primeira etapa do Sisu, que teve o resultado divulgado no dia 5 deste mês.

A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 22. Após este período será aberta uma etapa suplementar, que está marcada para iniciar novas inscrições no dia 1º de março até o dia 3.