A Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS) ganha oficialmente a partir de hoje (18) o Grupo de Escolta, Segurança e Proteção para atender as Unidades Educacionais de Internação (Uneis). O grupo foi criado através de uma resolução publicada no Diário Oficial do Estado e assinada pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini. Segundo o secretário, a criação do grupo já estava sendo avaliada pela SAS e foi acelerada devido ao motim ocorrido no último dia 13 na Unei Temporária.
Ainda conforme Jacini, o Grupo de Escolta, Segurança e Proteção foi criado para melhorar a resposta em casos de crises e escoltas realizadas nas unidades. O secretário explica que será realizado um curso para compor o grupo. A formação terá duração de dois meses e o foco ficará principalmente na preparação psicológica e física dos servidores junto à técnicas de negociações de crises.
A grade para o curso já está sendo formatada e as aulas serão ministradas por servidores do âmbito da Sejusp, como policiais da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) e professores.
De acordo com a resolução publicada hoje, o grupo será formado por servidores dos quadros da Superintendência de Assistência Socioeducativa, previamente selecionados e capacitados para essa atividade. O transporte e a condução de adolescentes internados, quando em deslocamento externo, serão realizados em veículo próprio da Instituição com a devida escolta, observando-se sempre o perfil do adolescente, a graduação do risco e a segurança necessária.
O Grupo de Escolta deve atuar também no gerenciamento, contenção e restabelecimento da ordem em situações de crises dentro da Unidade envolvendo adolescente e terceiros, podendo contar, quando necessário, com o apoio de outras instituições especializadas. O equipamento utilizado pelo grupo será composto de armas não letais de proteção e contenção.