Veículos de Comunicação

Esportes

SEJUVEL oferece aulas de capoeira no Ginásio Municipal de Esportes

A Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (SEJUVEL) informa que estão abertas as inscrições para as aulas de capoeira no Ginásio Municipal de Esportes

 A Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (SEJUVEL) informa que estão abertas as inscrições para as aulas de capoeira no Ginásio Municipal de Esportes, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 21h para alunos com idade a partir dos 6 anos.

Para o professor José Augusto “Baratta”, é importante que, antes de iniciar a atividade, os pais e alunos busquem informações sobre o esporte, a formação e o currículo do professor.

“A capoeira não é uma atividade violenta, pois em seu contexto de fundamentação podemos afirmar que 70% de sua prática caracterizam-se por defesa e seus movimentos, muitas vezes, são para demonstração. Sua prática não oferece perigo, desde que o profissional, que ministra aulas, seja consciente e bem preparado para exercer a função de educador nesta área", alertou o professor.

BENEFÍCIOS DO ESPORTE
Segundo José Augusto, a capoeira proporciona vários benefícios ao praticante do esporte.
– Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória;
– Oferece um melhor condicionamento físico e mental;
– Alivia os problemas relacionados ao estresse diminuindo tensão e fadiga;
– Seu corpo torna-se mais forte e flexível;
– Melhora a postura eliminando maus hábitos levando ao correto alinhamento corporal;
– Fortalece a musculatura abdominal suportando melhor a coluna;
– Melhora o estado geral de saúde;
– Otimiza o desempenho esportivo;
– Melhora sua autoestima e segurança;
– Aumenta o metabolismo, força muscular e densidade óssea sem exageros;
– Diminui o percentual de gordura
"Por ser luta e arte marcial existe certo risco para quem se propõe a tornar esta prática, que é um jogo, em competição de caráter agressor. Por isso ressalto que depende de seu praticante para ela ser transformada em violenta ou não", finalizou José Augusto.

SOBRE O PROFESSOR
José Augusto Dias “Baratta”, aluno graduado (corda verde) dentro da hierarquia da ABADÁ-CAPOEIRA, é também professor de geografia, licenciado /bacharel e especialista no ensino da Educação Física. Ministra aulas de capoeira há 10 anos em projetos sociais de forma voluntária, e na disciplina de Fundamentos de Capoeira no Curso de Educação Física das Faculdades AEMS, além de participar ativamente de congressos e jogos a níveis nacionais e internacionais da Arte Capoeira. Buscando contribuir para o desenvolvimento da capoeira e da comunidade em geral, através de campanhas que visam esclarecer e conscientizar a população em relação a temas importantes como a preservação do meio ambiente, doação de sangue, agasalhos e alimentos, visando a evolução técnica dos capoeiristas, o que contribui para a formação integral do indivíduo, orientando-os para que se tornem cidadãos críticos passíveis dos seus direitos e deveres dentro da sociedade.