A comissão diretora do Senado autorizou, em reunião no fim da manhã desta quinta-feira, a realização de concurso para preencher 180 vagas no quadro de servidores da Casa. A definição sobre as áreas que serão contempladas, salário, data do concurso e instituição que fará as provas ficará para a mesa diretora da próxima legislatura, no biênio 2011-2012.
O diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra, afirmou que a expectativa é que as provas sejam aplicadas na segunda metade do ano que vem. "Se tudo correr bem, as provas serão no segundo semestre de 2011. Todas as áreas têm necessidade de servidores, tanto de nível médio como superior", afirmou.
Segundo Tajra, o Senado tem aproximadamente 10 mil funcionários, entre efetivos, comissionados e terceirizados. "O concurso pode diminuir a quantidade de terceirizados, que hoje são quase 3 mil, mas esses novos servidores também serão aproveitados para substituir aqueles que estão se aposentando", disse.
De acordo com o primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), uma das áreas que pode ser contemplada é a de tecnologia da informação, "por ser uma área nova e que precisa de ajustes".
Gabinetes
Durante a reunião desta quarta-feira, a mesa diretora do Senado também discutiu a distribuição de senadores entre os gabinetes. Segundo Heráclito Fortes, há pedidos de preferência de senadores eleitos, reeleitos e que vão continuar o mandato por mais quatro anos.
"Os pedidos são menores do que esperávamos. Mas há setores aqui na Casa considerados ‘Avenida Atlântica’ (área nobre do Rio de Janeiro) e são bastante disputados", disse. "Mas se eu tivesse sido reeleito, estaria brigando por bons assessores. Trocaria um bom gabinete por uma boa equipe", declarou.
Segundo Haroldo Tajra, a distribuição de gabinetes deve respeitar alguns critérios. "A quantidade de mandatos, se o senador foi ex-presidente da República, ex-governador ou ex-deputado, a idade e se o senador é portador de alguma deficiência física". De acordo com o diretor-geral do Senado, uma decisão final sobre a distribuição dos gabinetes está marcada para a próxima reunião da mesa diretora, no dia 9 de dezembro.