
Os vereadores de Três Lagoas promoveram uma noite de homenagens a atletas e desportistas, ao realizar a entregar de títulos de Mérito Esportivo, Moção de Congratulação, de Cidadão Benemérito e de Cidadão Três-lagoense.
As homenagens foram propostas pelos vereadores Idevaldo Claudino (PT), Tonhão (PPS), Nuna Viana (PMDB) e Jorginho do Gás (PSDB) em anos anteriores e em 2011.
Na abertura da solenidade, o presidente da Câmara, Nuna Viana, fez questão de ressaltar que a era uma honra promover a primeira sessão solene do ano justamente para homenagear àqueles que dedicam sua vida ao esporte, sendo ele formado em Educação Física.
Nuna ainda destacou que sabe das dificuldades que os atletas enfrentam para treinar – uma vez que treinou várias equipes – participar de competições e que cabe a Câmara ajudar através de projetos de incentivo a pratica esportiva e auxílio financeiro. Neste sentido, ele lembrou que apresentou um projeto à administração municipal para a concessão de uma bolsa (ajuda de custo) para os atletas.
Foram homenageados: o professor Tó (título de Cidadão Benemérito); o fisiculturista Amado Moura (título de cidadão três-lagoense); o lutador de kickboxing Alex Ortiz (título de cidadão três-lagoense e Moção de Congratulação), o corredor Messias Carneiro (Moção de Congratulação); os professores de atletismo Ronaldo Carneiro de Barros e Reynaldo Abrão Camargo (Moção de Congratulação); as praticantes de atletismo: Luana Paula Braga, Aline Pereira de Souza e Simone de Oliveira (Moção de Congratulação); o presidente da Ligavet Almiro Veloso, conhecido como Nenê Veloso (Moção de Congratulação); o nadador Arthur Rodrigues Bernardes (Moção de Congratulação); a seleção de Futsal, através do técnico Wilson Pereira Leal (Moção de Congratulação); o professor Edílson Tavares, o Dicão (Moção de Congratulação), José Mariano Nunes (Moção de Congratulação) e Fernando Freire Júnior (Moção de Congratulação).
Ao receber o título, Amado Moura fez questão de destacar a emoção que representa para os atletas ouvir o hino nacional brasileiro, seja nas competições, seja em homenagens como a prestada pela Câmara. No caso das competições a execução representa a bandeira brasileira no lugar mais alto do pódio.
Para o professor Tó foram grandes a alegria e a satisfação de receber a homenagem. Ele destacou que a honraria era também um reconhecimento àquelas pessoas que são responsáveis pela preparação de muitas crianças para importantes oportunidades de vida. "Quero parabenizar a todos, pois esporte é vida, é saúde e, sobretudo, luta", frisou.
"Hoje é muito forte a emoção, pois Três Lagoas, esta Câmara, sempre estão me dando força, me ajudando, cada dia mais", disse Alex Ortiz, que também aproveitou para ressaltar os desafios de ser atleta, frisando ainda, que os títulos concedidos pelos vereadores foram um dos melhores que já recebeu.
O corredor Messias dedicou a moção a todos seus incentivadores: esposa, secretário de esporte, vice-governadora, prefeita.
Ressaltando que Três Lagoas é abençoada em todos os sentidos e também na área do esporte, tendo muitos destaques premiados nacional e internacionalmente, o vereador Jorge Martinho – que junto com o vereador Idevaldo propôs o título para o fisiculturista Amado Moura – assumiu o compromisso de juntos com os demais vereadores mobilizar as autoridades nas esferas estadual e federal para obter mais recursos para o esporte.
O vereador Idevaldo Claudino – que propôs também o título para Fernando Freire Júnior e José Mariano Nunes – comentou que a Câmara fazia uma justa homenagem. "Sei que não é fácil praticar esporte sem apoio e o que vocês fazem é por amor", enfatizou.
Claudino ainda acrescentou que o objetivo dos vereadores é que cada vez mais o esporte seja valorizado, em Três Lagoas.
Tonhão – que propôs a homenagem a Alex Ortiz, ao professor Reynaldo e ao professor Tó – e pediu desculpas aos homenageados pela falta de apoio e incentivo que muitas vezes, eles enfrentam. "Vocês merecem mais do que recebem, por dignificar o nome de Três Lagoas, não desanimem, nunca".
Jorginho do Gás – que propôs a homenagem ao professor Tó e a equipe de Futsal – afirmou estar lisonjeado com as homenagens. "Eu sempre soube que Três Lagoas é um celeiro de atletas", disse o vereador. Ele ainda complementou, destacando o mérito de homenageados como Amado Moura, Alex Ortiz, e principalmente, a seleção de futsal, que ajudou a formar, se propondo inclusive a patrocinar hospedagem e alimentação dos jogadores em competições.
Representando o Conselho Regional de Educação Física, o professor Bira, fez um pedido aos vereadores: que os parlamentares apóiem o projeto de um centro poliesportivo ou um centro de treinamento para Três Lagoas. O projeto já foi encaminhado para Brasília, para liberação de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do esporte.
O secretário municipal de esporte, Sávio Bernardes, representou a prefeita Márcia Moura na solenidade. Em seu discurso, ele falou das conquistas e títulos de muitos atletas apoiados pela administração municipal, inclusive com a participação dos vereadores na aprovação de projetos de auxílio financeiro. "O papel da Câmara como entidade que apoia e respalda o esporte é fundamental".
Nuna – que propôs a homenagem ao nadador Artur Rodrigues Bernardes – encerrou a solenidade citar os méritos de cada homenageado e se comprometeu a viabilizar o recurso do PAC do Esporte para Três Lagoas. "Vamos batalhar para conseguir este recurso, para construir o Centro Poliesportivo que Três Lagoas e os atletas merecem", finalizou.