A Seção de Investigações Gerais (Sig), da Polícia Civil de Três Lagoas, divulgou na manhã de ontem, números referentes aos trabalhos desenvolvidos pela divisão, durante o primeiro semestre deste ano.
Cidade
Sig promoveu 20 prisões em flagrante no primeiro semestre
Policiais da Sig apreenderam onze armas de fogo, sendo três de uso restrito
De acordo com os dados da Sig, 20 prisões em flagrante foram registradas e outras dez com o apoio de outras delegacias em diversas operações policiais. A Sig também divulgou o cumprimento de 31 mandados de prisão, sendo 16 deles solicitados pelo próprio delegado da Seção, Thiago Passos, já os demais foram expedidos pelo poder judiciário de Três Lagoas e outras comarcas do estado e até mesmo de outras regiões do país.
Em relação a armas de fogo, os números também são expressivos. No total, foram onze armas de fogo apreendidas, sendo três de uso restrito, entre calibres 9 milímetros e 357 Magnum, além de uma espingarda calibre 12 semiautomática. Dentre as armas apreendidas, quatro delas estão envolvidas nos crimes de homicídios registrados no começo deste ano em Três Lagoas.
O combate aos crimes de tráfico de drogas também tiveram destaque durante os primeiros meses do ano: onze autos de prisão em flagrante foram registrados, resultando em um total de 29,497 quilos de cocaína apreendidos, além de 69,505 quilos de maconha. Segundo Thiago Passos, todas as prisões são resultado de investigações. “Nossa equipe trabalhou bastante, principalmente no combate ao tráfico doméstico, que acontece dentro da própria cidade, nós conseguimos capturar e tirar de circulação, traficantes que eram responsáveis por boa parte da droga que vinha sendo comercializada na cidade”, disse o delegado.
Além de drogas, a Sig também realizou a apreensão de veículos que eram usados a favor do crime. No total foram 18, sendo 11 carros e sete motocicletas, outros dois veículos foram apreendidos em investigações sobre lavagem de dinheiro e quatro veículos furtados foram recuperados. A Sig também divulgou a apreensão de R$ 41.567,00 em dinheiro durante operações de combate ao tráfico e lavagem de dinheiro.
OPERAÇÕES
Dentre as várias operações especiais, desenvolvidas pela Sig, uma das que mais ganhou repercussão nos últimos meses, foi a Operação “Mago”, ação que desencadeou dezenas de prisões por tráfico de drogas, no total, foram 15 detidos, além de uma grande quantidade de droga. A Sig também teve participação no cumprimento de diversos mandados de prisão referentes a operação “Pacto Contra o Crime”, organizada pela Delegacia Especializada no Combate ao Crime Organizado (Deco). A operação teve como objetivo o combate a uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios do Estado.
As investigações e operações executadas resultaram na instauração de 33 Inquéritos Policiais, dos quais trinta já foram concluídos. Atualmente tramitam na SIG, 56 casos de autoria desconhecida.