Veículos de Comunicação

Oportunidade

Sindicato Rural credencia-se para fazer a emissão da GTA

A medida foi antecipada em virtude da operação padrão adotada pelos servidores da Iagro

O Sindicato Rural de Três Lagoas está credenciado para emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). Este é um procedimento que vem sendo preparado há tempos pelo governo, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e visa modernizar a emissão da guia ao tornar mais ágil o transporte de bovinos e bubalinos do Estado.

A medida foi antecipada em virtude da operação padrão adotada pelos servidores da Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), organizada pelo Sindicato dos Fiscais Agropecuários de Mato Grosso do Sul (Siems). A reivindicação principal da categoria é em relação ao Plano de Cargos e Carreiras, conforme carta aberta divulgada nesta semana. 

O novo presidente do Sindicato Rural, Pascoal Luiz Secco, disse que ainda aguarda mais informações para iniciar a emissão da GTA, tendo em vista que “o Sindicato não estava preparado para desempenhar esse serviço de última hora, mas o que for determinado pela Famasul e vier do governo do Estado será atendido”, salientou.

NOVA DIRETORIA
No dia 1º de novembro, foi empossada a nova diretoria do Sindicato Rural de Três Lagoas. Pascoal Luiz Secco assumiu a presidência para o triênio 2011/2014 com uma novidade: a partir de agora, a diretoria passou a ser composta por 21 membros, seis a mais que a gestão anterior, cujo presidente era Domingos Martins de Souza. Pascoal afirma que “é importante ampliar o número de diretores para que tenham mais opiniões nas decisões a serem tomadas, fortalecendo a classe de produtores rurais”.

Sobre a possibilidade de mudança do Parque de Exposições para outro local, o novo presidente afirma que é pensamento corrente da atual diretoria, mas que ela só vai ocorrer se um empreendedor apresentar o projeto em uma nova área, construir toda a estrutura necessária para só então ocorrer a troca. O Sindicato já foi procurado por interessados em adquirir a área, mas, segundo Pascoal, nada foi definido, o que acaba “amarrando” a diretoria que precisa fazer algumas reformas na estrutura atual existente na Vila Alegre.

A transformação rural no município de Três Lagoas, que perdeu parte da área de pecuária para o reflorestamento acabou refletindo na saída de membros do Sindicato Rural que migraram para a nova atividade econômica. No entanto, o novo presidente da entidade ruralista faz um apelo aos produtores e lembra que “mesmo que deixe de ser um pecuarista, um suinocultor ou um fruticultor, ainda é um produtor rural”, ressaltou, elogiando a diversificação e propondo que todos permaneçam filiados para fortalecer a entidade que representa a classe.