Veículos de Comunicação

Oportunidade

Terceirizados da Eldorado encerram paralisação

A empresa já tem até uma data marcada para um novo acordo coletivo, em março do próximo ano

Cerca de 300 funcionários da Montcalm Montagens Industriais, terceirizada da Eldorado Brasil, encerraram ontem a paralisação. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil Pesada de Três Lagoas (Sintiespav), Antônio Luiz de Oliveira, os demais, aproximadamente 80 homens, foram demitidos por serem apontados pela empresa como organizadores de motins e desordem no alojamento, localizado na BR-158, saída para Selvíria. “Eles até tiveram a oportunidade de retornar ao canteiro de obras, mas não valorizaram a chance e preferiram ser despedidos”, disse.

Segundo Oliveira, a paralisação foi motivada por falsos representantes de sindicatos no município. “A ação foi precipitada. A empresa já tem até uma data marcada para um novo acordo coletivo, em março do próximo ano. Eles resolveram parar sem ao menos consultar o sindicato oficial”, disse. Oliveira destacou ainda que o procedimento adotado pelos trabalhadores era ilegal. “Realizamos algumas reuniões com a comissão de greve e conseguimos transmitir a eles que o melhor a se fazer naquele momento era retornar ao trabalho”, explicou. 

A paralisação dos cerca de 400 operários foi iniciada na última quarta-feira. Eles alegavam que recebiam tratamento inadequado. O fim do recesso de fim de ano seria uma das questões que gerava descontentamento. Eles disseram que a empresa havia proposto um show ao invés das passagens com destino às cidades deles.