A contagem regressiva para ser campeão da Copa do Brasil está em fase final. Faltam quatro jogos. 360 minutos. Desses, somente 180 serão disputados antes do Mundial da África do Sul. A primeira parte deles ocorre nesta quarta-feira (12), no Estádio Olímpico, entre Grêmio e Santos. A partida ocorre a partir das 21h50 (horário de Brasília).
Se o Grêmio tem contra si o futebol vistoso do adversário, o Tricolor entrará em campo sabendo como se faz para decidir o torneio. Essa é a nona vez que o clube chega à semifinal do torneio.
Diante da avalanche de gols marcados pelo Peixe, o Tricolor sabe que não pode se retrair, mudar sua postura. O Grêmio quer ser Grêmio. O time de Silas não diminuiu, nem jogou para o alto o oponente. O que é impor o seu jogo competitivo como opinou o atacante Jonas.
– Nós temos jogadores de qualidade que podem decidir também. Tudo que falam do Santos eu acho merecido, é bonito de ver, eles têm qualidade. E nessa reta final as forças equivalem.
A decisão da vaga será na Vila Belmiro, na próxima semana, porém, a intenção dos gremistas é "reverter" os mandos, construindo um placar confortável para a próxima semana conforme comentou o meia Hugo.
– O regulamento é fundamental. Defensivamente estamos muito bem, não temos tomado gols. Vamos ter de fazer o resultado em casa, pois na Vila é difícil.
A montagem da escalação do Grêmio sofreu problemas na defesa. O lateral esquerdo Neuton, zagueiro de origem, sofreu lesão muscular. Sua vaga pode ser preenchida por três jogadores, o também zagueiro Rafael Marques, e os laterais Bruno Collaço e Joílson. Mário Fernandes ainda sente fortes dores no ombro e mesmo tendo concentrado deve seguir de fora.
Já o Santos vai a Porto Alegre em busca de fazer um bom resultado para o jogo de volta, dia 19, na Vila Belmiro. Por isso, o técnico Dorival Júnior optou por não alterar demais a equipe que irá enfrentar o Tricolor Gaúcho.
Com a ausência do atacante Neymar, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Atlético-MG, Marquinhos foi escolhido pelo treinador para iniciar a partida contra o Grêmio. Desta forma, Dorival optou por montar o time no 4-4-2, com apenas Robinho e André no ataque, com a missão de balançar as redes gremistas.
– Seria conveniente para qualquer equipe que atue fora na primeira partida a marcação de gols. Isso aí é um objetivo que todos os times têm e, com certeza, o Santos não vai ser diferente. Vamos tentar marcar os gols de todas as formas, mesmo sabendo que do outro lado tem um adversário altamente qualificado e muito bem preparado.
Ciente das dificuldades que o seu time terá pela frente, o comandante alvinegro espera um Grêmio ofensivo e determinado a conquistar um bom resultado, atuando dentro de casa.
– Dá para esperar um Grêmio forte na marcação com um ataque muito forte e poderoso. Esse é um ingrediente a mais para ficarmos alerta.
Dorival Júnior ainda alertou a sua equipe sobre a intenção do Grêmio em tentar tirar proveito do fator casa neste primeiro confronto.
– O Grêmio vai jogar de forma agressiva, se utilizando da força de sua torcida, que é maravilhosa e tentando se impor na base da força e da técnica. Eles têm jogadores habilidosos, de criação e um time tão ofensivo quanto o Santos. É um clássico do futebol brasileiro e tem tudo para ser um grande jogo.