A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) anunciou a abertura de mais dois cursos novos que serão ofertados no processo seletivo em 2010 e entram em vigor em 2011. São eles Turismo com ênfase em Empreendedorismo e Políticas Públicas, que será oferecido em Campo Grande, e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, da UEMS de Mundo Novo.
O Curso de Turismo na unidade de Campo Grande será o primeiro curso público na capital que irá proporcionar uma formação de turismólogo voltado para o empreendedorismo e formulação de políticas públicas em Turismo. Segundo a pró-reitora de ensino, Márcia Alvarenga, há uma carência de profissionais com este perfil no estado. “Campo Grande propicia um excelente ambiente mercadológico para receber e atender as necessidades deste Curso de Turismo”, aponta a professora.
Com a aprovação deste novo curso, a Universidade passa agora a oferecer dois cursos de turismo distintos: um com ênfase em ambientes naturais e outro com ênfase em empreendedorismo e políticas públicas, este último oferecido no período vespertino, na capital, com duração de quatro anos e a oferta de 50 vagas. Turismo com ênfase em ambientes naturais é ofertado em Dourados, nos períodos matutino e noturno com 40 vagas em cada período.
Em Mundo Novo, a novidade é o Curso Superior em Tecnologia em Gestão Ambiental, que irá contribuir com o curso de Ciências Biológicas, já ofertado na Unidade. “Com um curso de área afim a Unidade passará a ter mais um curso que somará ações de pesquisa, extensão e ensino na área ambiental. Há grande interesse da comunidade local”, destaca a pró-reitora. Segundo ela, a proposta de criação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental é voltada para a sustentabilidade e visa estabelecer na UEMS de Mundo Novo a formação de profissionais com forte embasamento na área de Ciências Biológicas e subárea Ecologia. Para o curso tecnológico com duração de três anos serão ofertadas 40 vagas.
No total, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul oferece esse ano 2350 vagas. O processo seletivo será por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que a UEMS aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Se você ainda não está por dentro deste novo processo, as dúvidas mais freqüentes podem ser tiradas http://www.vestibular.uems.br/faq.php.