Veículos de Comunicação

Oportunidade

UFMS monta oficinas para discutir corrupção

O programa será realizado nos meses de outubro, novembro e dezembro

Nos dias 26, 27 e 28 de outubro acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul se reúnem em oficinas para discutir a corrupção. O evento é realizado pela Controladoria Geral da União, por meio de sua regional em Mato Grosso do Sul, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e é mais uma ação do Programa "Debates Acadêmicos sobre Prevenção e Combate à Corrupção".

 
O programa, que será realizado nos meses de outubro, novembro e dezembro, tem como objetivo despertar e fortalecer o interesse por essa temática no ambiente universitário, estimular o desenvolvimento de estudos e pesquisas e conscientizar alunos e professores sobre o seu papel, como cidadãos e acadêmicos, no controle da corrupção.
 
"Nós buscamos a parceria com a Universidade para alcançarmos o público jovem de uma forma mais direta porque acreditamos que a discussão no âmbito acadêmico é muito importante" explica a coordenadora do programa junto à CGU-R/MS, Rosemary Zucareli Inocêncio.
 
Os "Debates Acadêmicos sobre Prevenção e Combate à Corrupção" acontecerão em três fases e envolverão os cursos de Direito, Ciências Sociais e Jornalismo. O tema central "Combate à Corrupção" foi dividido em três temáticas a serem trabalhadas pelos acadêmicos: "O Combate à Corrupção no Mundo Globalizado", "O Papel da Informação no Combate à Corrupção" e "Controle Social e o Combate à Corrupção".
 
A professora do curso de Direito que participa da organização do evento, Luciani Coimbra explica que "na primeira fase, em outubro, os alunos receberão questionamentos para pesquisarem e se interarem do assunto. A segunda fase serão as oficinas na UFMS, nelas os alunos trabalharão, em cada dia, uma das três temáticas".
 
Durante os intervalos das oficinas os acadêmicos poderão visitar um estande com exposição de vídeos e trabalhos, distribuição de apostilas e revistas e acesso on-line aos instrumentos de combate à corrupção. Os trabalhos desenvolvidos nas oficinas serão apresentados no dia nove de dezembro, na comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, realizada também na UFMS.
 
"Acredito que a intenção da CGU é fazer com que os acadêmicos se conscientizem da importância do cidadão no combate à corrupção e se tornem multiplicadores dessa consciência. Existem muitos órgãos públicos formados por cidadãos, existem instrumentos para que eles controlem o combate, como a denúncia", afirma a professora Luciani.
 
Para a coordenadora do projeto junto à CGU-R/MS, Rosemary Zucareli Inocêncio, "o debate certamente produzirá novas bases para a renovação das abordagens sobre a corrupção, colaborando para a implantação de estratégias mais confiáveis e eficazes".
 
Mais informações podem ser obtidas nas secretarias dos cursos ou na CGU, pelo telefone (67) 3384 7777 ramal 216.