Todas as Unidades Educacionais de Internação (Uneis) receberam recursos do governo do Estado para reformas e ampliações. Além disso, duas novas unidades serão construídas no interior, de acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Wantuir Jacini.
O superintendente de Assistência Socioeducativa, Hilton Villasanti, explica que já no dia 5 de abril o Diário Oficial do Estado publica a licitação para a ampliação da Unei Dom Bosco. “Neste unidade serão construídos dois novos alojamentos: um para os internos e outro para a Polícia Militar”, diz. Segundo o secretário Jacini, com a obra, a unidade da Capital terá capacidade para abrigar 90 reeducandos.
Nos municípios do interior o governo do Estado vai construir uma nova unidade em Corumbá e outra em Três Lagoas. Com a implantação das novas Uneis, 12 estarão funcionando em Mato Grosso do Sul. “A unidade de Corumbá será construída toda com recursos próprios do governo do Estado e em Três Lagoas nós temos a parceria da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República”, afirma Villasanti.
Segundo o superintendente de Assistência Socioeducativa, todos os cinco municípios do Estado com Unidades Educacionais de Internação receberam recursos do governo estadual que investe em medidas de ressocialização dos reeducandos das Uneis.
As unidades estão distribuídas nos municípios de Campo Grande, Três Lagoas, Ponta Porã e Corumbá. Das dez já existentes, nove estão funcionando e uma Unei de Corumbá passa por reformas.