Veículos de Comunicação

Oportunidade

Unesp vai usar nota da prova do Enem no vestibular

A decisão foi tomada hoje após um acordo entre a Fundação Vunesp e o Inep

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) informou na tarde desta sexta-feira que vai usar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no vestibular 2010. A nota do exame representa 10% da nota final do vestibular.

A decisão foi tomada hoje após um acordo entre a Fundação Vunesp –organizadora do vestibular– e o Inep (Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela avaliação do ensino médio. O Instituto se comprometeu a entregar a nota dos candidatos da Unesp até o dia 20 de janeiro. O resultado do vestibular da Unesp está previsto para o dia 29 de janeiro.

O Enem só será utilizado para os candidatos que tiveram desempenho na prova de conhecimentos específicos (da 1º fase do vestibular) inferior ao da nota do exame. No ano passado, mais de 90% dos candidatos utilizaram a nota do Enem para composição da nota final. A prova do Enem será nos dias 5 e 6 de dezembro, em todos os Estados e no Distrito Federal.

Após uma denúncia de vazamento do caderno de questões, o MEC (Ministério da Educação) cancelou o exame do Enem, que seria aplicado nos dias 3 e 4 de outubro, e remarcou a prova.

Devido ao adiamento, universidades como a USP, Unicamp, PUC Campinas e São Paulo, decidiram não utilizar a nota do Enem em seu vestibular. Já outras instituições decidiram alterar seus calendários que tinham as datas dos vestibulares no mesmo dia da prova do Enem.

Primeira fase

A prova da primeira fase do vestibular 2010 da Unesp (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"), realizada no último domingo (8), teve 6,6% de candidatos ausentes, segundo a Fundação Vunesp, responsável pela aplicação do exame.

Ao todo, 5.012 dos cerca de 76.500 candidatos não compareceram aos locais de prova até o fechamento dos portões, às 14h, e foram automaticamente excluídos do processo seletivo.

A prova foi aplicada em trinta cidades do Estado de São Paulo, e a lista de aprovados deve ser divulgada no dia 30 deste mês. Já a prova da segunda fase acontece nos dias 20 e 21 de dezembro.

Os estudantes concorrem uma das 6.394 vagas distribuídas em 153 opções de cursos em 18 cidades, nas áreas de ciências biológicas, exatas e humanidades. A procura é quase 2% maior do que o processo seletivo aplicado em dezembro do ano passado, que teve 75 mil candidatos.

Os cursos mais disputados neste ano na Unesp são medicina, em Botucatu (129,2 candidatos por vaga); direito diurno, em Franca (55,5); e arquitetura e Urbanismo, em Bauru (36,7). Os três cursos somados totalizam 16.051 candidatos, o que representa 21% do total de inscritos.