
A seleção brasileira de vôlei masculino inicia sua caminhada em busca de mais uma medalha olímpica. Nesta segunda-feira (19), a equipe comandada por Bernardinho enfrenta o Uruguai, na abertura do sul-americano que dá vagas para a Copa do Mundo.
A competição acontece na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso, e contará ainda com a participação de Argentina, Venezuela, Colômbia e Chile.
Bernardinho resolveu não levar Giba e Gustavo para a competição e, com isso, a função de capitão ficou para Murilo, que descartou substituir giba na função, apesar de se declarar confortável para exercê-la.
– O Giba continua sendo o nosso capitão. É sempre um prazer e uma honra, mas a nossa geração tem a imagem dele muito forte como o capitão. Já foi assim no Mundial passado e essa substituição vem acontecendo aos poucos. Acredito que, por isso, não sinto um impacto muito forte. Sem contar que convivo com o Giba há muitos anos e ele vem me passando alguns detalhes nesse tempo.
Para Bernardinho o principal rival na competição deverá ser a Argentina, apesar de considerar o Brasil favorito. A seleção ganhou 27 dos 28 torneios disputados e apenas em 1964 não venceu por não ter disputado.
– Existe o favoritismo, mas não podemos deixar de destacar que a Argentina é uma das cinco melhores equipes do mundo e acredito que, pelo momento das duas equipes, são as candidatas a final.