As matrículas para o ano letivo de 2013 dos programas sociais continuam abertas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para as turmas do Pelotão Mirim, Patrulha Florestinha, Bombeiros do Amanhã, AABB Comunidade, CRASE “Coração de Mãe” e Projeto Cristo Redentor.
Três Lagoas
Alunos dos programas sociais retornam às aulas no dia 14 de fevereiro
As matrículas continuam abertas nos CRAS enquanto houver disponibilidade de vagas
Segundo a secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Maria Lúcia Firmino, os pais ou responsável legal podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mais próximo de sua residência, para realizar a matrícula.
As matrículas tiveram início no dia 16 de janeiro e seguem enquanto houver a disponibilidade de vagas dos programas sociais.
Programas Sociais oferecidos pela Secretaria de Assistência Social:
CRASE “Coração de Mãe”
CRAS de referência – CRAS Ruth Filgueira, Rua Macapá, S/N – Guanabara – Telefone: 3929-1450
Público alvo – crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 17 anos e 11 meses.
Meta – 2.000 alunos
Horário de atendimento – matutino 7h às 11h e vespertino 13h às 17h
Objetivo: Educar crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social no âmbito esportivo, educacional, da saúde e profissional com profissionais comprometidos promovendo assim a inclusão social na construção de vínculos com a comunidade, formando jovens através da valorização de sua identidade étnica e regional, construindo o caminho entre a situação presente e a futura, ampliando sua visão para o mercado de trabalho com a erradicação da desigualdade social.
BOMBEIROS DO AMANHÃ
CRAS de referência – CRAS Interlagos, Rua David Alexandria, 326 – Lapa – Telefone: 3929-1834
Público alvo – crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 14 anos e 11 meses do sexo masculino.
Meta – 70 alunos
Horário de atendimento – matutino: 7h às 11h e vespertino 13h às 17h
Objetivo: Colaborar para o resgate da cidadania, auxiliando na construção da própria identidade das crianças e adolescentes, valorizando-os a gostar de si, resgatando o respeito próprio e conscientizando-os e formando multiplicadores sobre os atributos de como evitar incêndio e acidentes domésticos.
O Programa Bombeiros do Amanhã é realizado há dois anos pela Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, em parceria com o 5º GB.
PATRULHA FLORESTINHA
CRAS de referência – CRAS São João, Rua Darcy Pio, 843 – Santos Dumont – Telefone: 3929-1851
Público alvo – crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 14 anos e 11 meses
Meta – 120 alunos
Horário de atendimento – matutino 7h às 11h e vespertino 13h às 17h
Objetivo: O programa tem como objetivo atender crianças e adolescente em situação social de vulnerabilidade, oferecendo oportunidade socioeducativa que estimule a permanência da criança e adolescente na escola, mantendo latentes as esperanças de melhor qualidade de vida e a conscientização sobre a importância de manter o meio ambiente equilibrado preservando para o uso comum dos presentes e futuras gerações.
O programa é desenvolvido em parceria com a Polícia Militar Ambiental.
PELOTÃO MIRIM
CRAS de referência – CRAS Interlagos, Rua David Alexandria, 326 – Lapa – Telefone: 3929-1834
Público alvo – crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 15 anos do sexo masculino.
Meta – 120 alunos
Horário de atendimento – matutino 7h às 11h e vespertino 13h às 17h.
Objetivo: Promover ações socioeducativas às crianças e ao adolescente em situações de risco social ou de vulnerabilidade social. Desta forma garantir os direitos previstos por lei a estes cidadãos.
Desenvolve ações de caráter socioeducativo em parceria com a 2ª Cia de Infantaria do Exército. Oferece um espaço educativo que vem ao encontro das necessidades de seus alunos proporcionando a interação com a sociedade, através da prática esportiva e recreativa, aulas de música, arte, tarefas escolares, apresentações culturais, artísticas e disciplinares, fator característico do convívio militar.
AABB COMUNIDADE
CRAS de referência – CRAS Vila Piloto, Rua 20, 120 – Vila Piloto – Telefone: 3929-1788
Público alvo – crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos e 11 meses
Meta – 450 alunos
Horário de atendimento – matutino 7h às 11h e vespertino 13h às 17h
Objetivo: Contribuir para a inclusão, a permanência e o desenvolvimento educacional de crianças e de adolescente de famílias de baixa renda, por meio de atividades socioeducativas, culturais, esportivas e de saúde, integrando as famílias, escolas e a comunidade.
O Programa foi efetivado no Município no ano de 1997, através de uma parceria entre Fundação Banco do Brasil – FENABB (Federação Nacional das AABB’s) e Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho.
PROJETO CRISTO REDENTOR
CRAS de referência – CRAS Interlagos, Rua David Alexandria, 326 – Lapa – Telefone: 3929-1834.
Público alvo – adolescentes e jovens, a partir de 11 anos
Meta – 150 adolescentes e jovens
Horário de atendimento – 12h às 18h
Objetivo: Ensinar a arte da música aos adolescentes e jovens em fase de desenvolvimento sócio educacional, proporcionando a perspectiva profissional com professores comprometidos e capacitados promovendo assim a inclusão social através da sensibilidade e percepção de se tocar um instrumento.
Dentro do Projeto Cristo Redentor estão divididas a Banda Marcial, Banda Musical, Banda de Percussão e Grupo de Palhetas.
BANDA MARCIAL
Fundada em 1º de outubro de 1967, a Banda Marcial Cristo Redentor é composta por 97 integrantes, sendo 71 músicos, 18 no corpo coreográfico, 7 na linha de frente e 1 baliza.
Possui importantes títulos, entre eles, tricampeã Nacional de Fanfarras e Bandas no concurso da Radio Record; por nove vezes Campeã Estadual; Campeã Nacional no concurso realizado em Goiânia em 2000; Tricampeã Nacional pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras e Tetracampeã do concurso Nacional realizado em Campo Grande.
BANDA MUSICAL
A Banda Musical Cristo Redentor é composta por 30 integrantes e se apresenta em eventos cívicos, sociais e religiosos.
BANDA DE PERCUSSÃO
A Banda de Percussão Cristo Redentor possui 38 componentes, sendo 20 músicos, 12 no corpo coreográfico, 5 na linha de frente e 1 baliza.
Principais títulos, Campeã Estadual em Dourados no ano de 2004; Campeã Nacional pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras em 2005, na Cidade de Tatuí (SP); Tetracampeã no Concurso Nacional de Campo Grande e participação no 10º Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas de Campo Grande, conquistando o 1º lugar no corpo musical, 2º lugar no corpo coreográfico e 1º lugar com a baliza.
GRUPO DE PALHETAS
O Grupo de Palhetas Cristo Redentor foi fundado em 2008 com a finalidade de abrilhantar eventos sociais e culturais realizados em Três Lagoas e região.