Cerca de 500 alunos da Escola Municipal Maria de Lourdes Lopes participarão da produção de um vídeo documentário que vai relatar a história de vida das pessoas que acompanharam o desenvolvimento de Três Lagoas. Orientados pela coordenadora do Núcleo Áudio Visual da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Lidiani Lima, os alunos vão entrevistar os personagens e captar a imagem. O produto final será editado pela Prefeitura de Três Lagoas. A atividade faz parte do projeto Rota Cine MS.
O Projeto Rota Cine MS consiste em levar exibições gratuitas de filmes e animações aos municípios que não possuem salas de cinema. Entretanto, em Três Lagoas, o projeto terá “uma roupagem diferente”. “Os alunos não assistirão a filmes, mas sim produzirão um”, explicou o técnico cultural da FCMS, Rodrigo Ostemberg.
Segundo Ostemberg, a iniciativa da produção do vídeo foi do Departamento de Cultura do município. O técnico explicou que o FCMS foi convidado a preparar os alunos da escola selecionada para produzir o material.
“Durante a semana eles aprenderam a parte teórica, em workshop preparado por Lidiani. Foi ensinada a técnica básica que deve ser aplicada na hora de captar as imagens. No sábado, colocarão em prática o que aprenderam”, explicou Ostemberg.
HISTÓRIAS
O técnico cultural Ostemberg contou que o Projeto Rota Cine MS possui mais um diferencial neste ano. Ele está integrado ao projeto “Meu Bairro, Minha Vida”, que tem o objetivo de capturar documentações históricas para serem doadas ao Museu de Três Lagoas, onde poderão ser eternizadas.
Serão os alunos da escola Maria Lopes os responsáveis em adquirir os materiais históricos. Eles foram orientados pela coordenadora do Núcleo Áudio Visual da FCMS, Lidiani Lima, a solicitarem ajuda de familiares e amigos. “Acredito que muitas fotos, cartas, entre outros objetos, serão resgatados por eles, pois estão animados para contribuir com o Museu”, destacou Rodrigo.