Durante reunião realizada ontem à noite (19/12) na Governadoria com o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o governador André Puccinelli assegurou que até o próximo dia 30 de dezembro vai anunciar uma posição sobre retornar com a alíquota zero de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) até 2015 para as indústrias do vestuário e têxtil.
Atualmente a alíquota de ICMS do segmento é de 0,6% (desconto de 95%), subindo para 1,2% (desconto de 90%) a partir de 2015, mas, os empresários reivindicam a manutenção da alíquota zero encerrada em 2010. “A exemplo do que foi feito em outros Estados do País, vamos aplicar em Mato Grosso do Sul as medidas que nos foram propostas pelo presidente Longen. Vamos estudar junto com a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) e anunciar nossa posição até dia 30 próximo”, afirmou o governador.
Ele acrescenta que o mundo inteiro está sofrendo um maremoto e no Brasil não é diferente. “Há uma competição fratricida entre todos os Estados e nós temos de entender que aqueles que são mais competitivos, ágeis e oferecem melhores oportunidades vão ser os mais procurados pelos empresários para investirem. Por isso, acolhemos as propostas do presidente da Fiems para colocá-las em apreciação da Sefaz”, reiterou.
Em setembro deste ano, o presidente do Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), José Francisco Veloso Ribeiro, e empresários do segmento fizeram a reivindicação de ICMS zero até 2015 para que as empresas tenham fôlego para trabalhar e sejam mais competitivas com a entrada de produtos da China.