Veículos de Comunicação

Outubro Rosa

'Atividade física reduz em 30% o risco de câncer de mama'

Mastologista afirma que estilo de vida pode diminuir chances da doença

hábitos saudáveis > Combatem o risco do surgimento de câncer de mama - Divulgação
hábitos saudáveis > Combatem o risco do surgimento de câncer de mama - Divulgação

Aatividade física associada a um estilo de vida com hábitos saudáveis podem reduzir em até 30% o risco do aparecimento de câncer de mamas. Segundo o médico  mastologista Luiz Otávio Zucca, da rede pública de saúde de Três Lagoas, essa constatação aparece nos   estudos mais recentes. “Observa-se que a mulher que pratica, ao menos, 30 minutos de atividade física cinco vezes por semana e mantém alimentação saudável é possível reduzir em até 30% as chances de surgimento de câncer de mamas”, pontua Zucca. 

O especialista ainda destaca que em casos de mulheres em tratamento oncológico também precisam manter hábitos saudáveis. “Nas pacientes é constatado que a atividade física vigorosa, ou seja, aquela que é feita no mínimo por 150 minutos por semana, é possível reduzir em 50% os riscos de uma recidiva da doença”, aponta.

De acordo com os estudos, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas também são fundamentais. “A hereditariedade tem seu peso. Sabemos que os riscos são aumentados quando há casos na família. E por isso, é que digo, a medicina não consegue mudar a história familiar de ninguém, não altera genética de nenhuma pessoa. Mas ela por si só é capaz de diminuir essas chances a partir de práticas que dependem somente dela. Fazer uma atividade física, ter uma alimentação balanceada, sono de boa qualidade e não ter vícios como tabagismo são essenciais para minimizar as probabilidades”.

NÚMEROS
No mundo, o câncer colorretal é o terceiro mais incidente entre homens (10% do total de casos) e nas mulheres (9,2% do total). E o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres (25,2% do total).

Recentemente foi estimado que 10% dos casos de câncer de mama seriam evitados no mundo se toda a população atingisse a recomendação de pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, conforme estudo feito pelo Inca.