Nos últimos dois anos, as polícias deflagraram cinco operações para desarticular quadrilhas que agiam dentro do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS). Grupos eram suspeitos de fornecer carteiras falsificadas de habilitação. A ação mais recente ocorreu na semana passada, e uma quadrilha que fraudava o processo de emissão da CNH foi presa em Campo Grande.
Três Lagoas
Aulas práticas de direção devem ter identificação biométrica em MS
Detran-MS adota medida para coibir fraudes em autoescolas. Nos últimos dois anos, polícias deflagraram cinco operações contra fraudes.
Para o diretor-presidente do Detran-MS, Carlos Henrique dos Santos Pereira, os sistemas de identificação estão mais eficientes e ajudam a coibir as fraudes. "As fraudes não ocorreram no Detran, mas contra o Detran. Na última operação, por exemplo, não há envolvimento de nenhum servidor do Detran. Hoje em dia o controle está muito mais eficiente do que em anos anteriores. Nossos exames estão mais rigorosos, por isso as fraudes caem", explica.
Ainda para evitar fraudes, o Detran-MS está implementando até o final de outubro um sistema de identificação biométrica em toda a frota de autoescolas no estado. "As aulas práticas de direção só vão começar depois da identificação biométrica confirmada", afirma Pereira.
Em junho, três pessoas foram presas por esquemas no Detran em Terenos, a 27 km de Campo Grande. Entre elas, o chefe do órgão na cidade. Para a polícia, um grupo praticava fraudes em serviços como transferência de CNHs. Em abril, outra operação para combater fraudes no Detran resultou em sete prisões. A operação Risco Duplo envolveu o Ministério Público Estadual e a Polícia Rodoviária Federal.